No início de julho, a Sony registrou um novo tablet na FCC (órgão americano semelhante à Anatel). Agora surgem no XDA Developers possíveis detalhes vazados sobre ele: o Xperia Tablet teria 9,4 polegadas e rodaria Android “ICS ou superior”.

Hoje em dia, talvez não faça muito sentido um tablet premium com Android. Mas o Xperia Tablet tem um acessório bem interessante, combinando o teclado do Microsoft Surface com a Smart Cover do iPad.

Se as imagens forem reais, a “Capa com Teclado” se prende na traseira do tablet e se estende até cobrir a tela. E você pode usá-la como base: dobre-a no ponto certo, e o tablet fica em pé – como na Smart Cover do iPad. A diferença é que, dentro da capa, há um teclado: deixe o tablet em pé, e o teclado fica à frente – como no Microsoft Surface. A capa deve custar US$100.

O Xperia Tablet, por sua vez, seria um sucessor do Tablet S, com o mesmo formato de revista dobrada – porém mais fino e mais leve. Ele teria 8,8mm na parte mais fina (11,85mm na parte mais grossa) e 570g. E as especificações melhoraram: agora há um processador Tegra 3 quad-core, 16/32/64GB de armazenamento, câmera traseira de 8MP, frontal de 1MP e bateria maior de 6.000mAh. A tela continua com suas 9,4″ e resolução 1280×800.

Tablets premium com Android têm dificuldade em ganhar espaço no mercado, com a dominância do iPad e a expectativa pelo Windows 8. Eles se dão muito melhor em níveis de preço mais baixos, caso do Nexus 7. Então talvez o Xperia Tablet tenha dificuldades se chegar ao mercado custando a partir de US$450, mas a capa com teclado é uma boa novidade: gostaria de ver mais acessórios como este no futuro. [XDA Developers via Mobiflip via The Verge]