_Espaço

Este é o nosso melhor vislumbre de um cometa interestelar

Um telescópio no Havaí capturou uma imagem de perto do cometa 2l/Borisov, o segundo visitante interestelar conhecido do nosso Sistema Solar. A vista deslumbrante do cometa 2l/Borisov, ou simplesmente do cometa interestelar Borisov, foi capturada pelo Espectrômetro de Imagem de Baixa Resolução instalado no Observatório W. M. Keck no Havaí, de acordo com um comunicado […]

Cometa Borisov

Esquerda: A nova imagem aproximada do cometa interestelar 2l/Borisov. Direita: Uma imagem composta do cometa ao lado da Terra, para mostrar a escala. Imagem: Pieter van Dokkum, Cheng-Han Hsieh, Shany Danieli, Gregory Laughlin

Um telescópio no Havaí capturou uma imagem de perto do cometa 2l/Borisov, o segundo visitante interestelar conhecido do nosso Sistema Solar.

A vista deslumbrante do cometa 2l/Borisov, ou simplesmente do cometa interestelar Borisov, foi capturada pelo Espectrômetro de Imagem de Baixa Resolução instalado no Observatório W. M. Keck no Havaí, de acordo com um comunicado à imprensa.

Os astrônomos de Pieter van Dokkum, Cheng-Han Hsieh, Shany Danieli e Gregory Laughlin de Yale conseguiram capturar a imagem em 24 de novembro de 2019.

O cometa interestelar Borisov surgiu há muito tempo em um sistema solar muito, muito distante, e provavelmente começou sua aventura no espaço profundo depois de resvalar em um planeta de seu sistema estelar original.

O cometa está viajando dentro dos limites aconchegantes do nosso sistema solar, mas não ficará por muito tempo, pois sua velocidade e trajetória o colocarão de volta no espaço interestelar.

O cometa 2l/Borisov não chegará mais perto do que 284 milhões de quilômetros da Terra, o que deve acontecer no final de dezembro. Sua aproximação ao Sol, no entanto, acontecerá no dia 8 de dezembro, quando ele passará pelo Cinturão de Asteróides Principal entre Marte e Júpiter. E como mostra a nova imagem, o cometa já está sentindo os efeitos do nosso Sol, liberando grandes quantidades de gás e poeira.

Os astrônomos de Yale também liberaram uma imagem composta que mostra a Terra e o cometa lado a lado, para termos noção de escala. O objeto, com sua enorme auréola e cauda, é enorme.

A cauda em si tem cerca de 160 mil km de comprimento, que é aproximadamente 14 vezes o tamanho da Terra. O núcleo sólido do cometa, por outro lado, tem entre 0,7 a 3,3 km de largura. Então, sim, é muita luz para um objeto de tamanho relativamente pequeno.

O cometa interestelar Borisov foi detectado pela primeira vez em setembro deste ano, e é apenas o segundo objeto interestelar conhecido. O outro é ‘Oumuamua, detectado em 19 de outubro de 2017. Os astrônomos não tiveram uma boa visão do pouco iluminado ‘Oumuamua, e nem mesmo têm certeza se era um cometa, um asteroide ou outra coisa completamente diferente. O 2l/Borisov, por outro lado, é certamente um cometa, como evidenciado por essa última foto.

Ao estudar objetos como o cometa Borisov e o Oumuamua, os astrônomos esperam entender melhor os chamados blocos de construção fundamentais de planetas, cometas e asteroides que se formaram em sistemas solares diferentes do nosso. Os astrônomos dizem que devemos esperar descobertas semelhantes nos próximos anos.

Sair da versão mobile