_Mobilidade

8 ideias geniais para melhorar o sistema de metrô (se sua cidade tiver um)

Se você mora em uma cidade com a sorte de ter um metrô, o seu relacionamento com ele é, provavelmente, bastante complicado. A conveniência e custo-benefício são incomparáveis, mas não significa que a experiência seja necessariamente boa. Em um esforço para promover mudanças, o designer Randy Gregory está postando uma ideia diferente a cada dia, […]

Se você mora em uma cidade com a sorte de ter um metrô, o seu relacionamento com ele é, provavelmente, bastante complicado. A conveniência e custo-benefício são incomparáveis, mas não significa que a experiência seja necessariamente boa.

Em um esforço para promover mudanças, o designer Randy Gregory está postando uma ideia diferente a cada dia, durante 100 dias, para melhorar o metrô de Nova York – e muitas das ideias poderiam ser adotadas em qualquer metrô.

Ele está se esforçando para não deixar passar nenhum detalhe que mereça atenção. Em seu Tumblr, ele explica a missão do projeto:

Pelos próximos 100 dias, eu vou propor várias melhorias para o metrô da cidade de Nova York, que em 2012 teve 1,6 bilhões de usuários, e deve ser visto como o melhor metrô do país, senão do mundo. Vou explorar várias ideias, de Experiência de Usuário, Meio-ambiente, Co-Branding, Audiovisual e muito mais, incluindo potenciais entrevistas com funcionários do MTA, tudo em uma tentativa de fomentar discussão.

Claro, nós provavelmente nunca veremos algumas (ou muitas) dessas ideias implementadas mas, no mínimo, Gregory está ajudando a desencadear uma discussão na qual vale a pena entrar. Alguns dos nossos conceitos favoritos estão abaixo, mas não se esqueça de conferir o resto da obra no link a seguir – afinal, ainda faltam 40 dias para o projeto acabar. [Improve Subway]


Piso em estilo de academia. Um piso mais flexível traria muito menos desconforto para os pés durante longos trajetos sem poder sentar.

Isolamento acústico nos vagões. O metrô faz um barulho enorme – é metal raspando contra metal, solavancos no caminho etc. Seria ótimo se boa parte desse ruído ficasse fora do vagão.

Ralos em vagões do metrô. Quando alguém derrama líquido dentro do vagão, forma-se uma poça que reduz o espaço que os passageiros podem ocupar no vagão. Desta forma, os fluidos teriam para onde ir.

Barras preventivas. É bem chato quando as pessoas correm no último segundo e tentam forçar as portas para abri-las – isso causa atraso nos trens. Essas barras automáticas seriam um esforço para evitar isso.

Barreiras e portas de proteção. Elas resolveriam o problema da “presença de passageiro na via”, e dariam um espaço adicional para anúncios – algo sempre presente no metrô, goste ou não.

Wi-Fi. Afinal, até ônibus devem receber Wi-Fi gratuito. Dado que o metrô pode ter antenas internas – é assim que você usa o celular no vagão – o mesmo poderia ser feito para a internet sem fio.

Direções pintadas nas escadas. Cada lado da escada – seja rolante ou tradicional – tem um propósito diferente. E por mais que um ou outro não respeite, vale a pena colocar: as pessoas podem ser surpreendentemente obedientes.

Claraboias. O teto não ficaria aberto: ele seria transparente. Isso tornaria a espera no subterrâneo muito mais agradável, e também não deve ser excessivamente difícil de implementar (quando possível).

Sair da versão mobile