O interminável ano de 2016 aparentemente está chegando ao fim. Para entrar no ritmo das retrospectivas, resolvemos falar também dos apps que cada um dos jornalistas do Gizmodo Brasil mais usaram. Abaixo, vai a seleção do Alessandro Junior:

Chromer


O Chromer utiliza as “Abas Customizadas” do Chrome e agiliza bastante a navegação no Android. Ele funciona de forma similar ao navegador embutido do Facebook, então abrir um link em qualquer app do sistema fica bem mais rápido. Uma das principais vantagens é o fato dele abrir apenas a janela do link clicado, sem precisar carregar todos os dados do navegador. Além disso, é só apertar para fechá-lo e você é levado de volta para o serviço que estava utilizando. Para quem acessa muitas páginas e tem um smartphone menos poderoso, é um aplicativo indispensável.

Download: Chromer (grátis) para Android

divisoriagizmodo

Texpand

texpand
O iOS e o teclado nativo do Android possuem configurações de expansão de texto, aqueles atalhos de digitação. Por exemplo, se você costuma digitar seu email com frequência, adicione o atalho “meuemail” e o texto é substituído automaticamente pelo endereço. Como eu uso o SwiftKey, precisei encontrar uma alternativa. O Texpand faz exatamente isso e funciona com qualquer teclado e em qualquer app. A versão gratuita permite cadastrar até dez atalhos. Muito útil para mandar aquele ¯\_(ツ)_/¯

Download: Texpand (grátis) para Android

divisoriagizmodo

Walli

walli-app-da-semana

O Walli reúne diversos papeis de parede, mas a pegada dele é diferente de outros apps do gênero por oferecer conteúdos de ilustradores de diversas partes do mundo. Tem imagens de vários estilos, das mais minimalistas até mais sofisticadas. A interface dele é bacana e ao fazer o cadastro ele registra um histórico dos seus downloads, assim fica fácil de armazenar tudo.

Download: Walli (grátis) para Android

divisoriagizmodo

Pindroid

pinboard
Costumo guardar links interessantes que encontro pela web e o Pinboard é um dos melhores serviços de bookmarking, com um sistema de tags esperto, ferramenta de pesquisa competente, além de muito leve. O aplicativo para Android funciona muito bem e já me ajudou algumas vezes para guardar e recuperar páginas que visitei. Ah, e você pode marcar coisas para ler depois também. O download é gratuito, mas ele conta com uma versão paga que custa US$ 11 por ano. Há ainda uma versão mais parruda que custa US$ 25 por ano e permite o arquivamento de texto e a pesquisa de qualquer trecho de texto.

Download: Pindroid (grátis) para Android 

divisoriagizmodo

LastPass


Manter senhas diferentes para cada serviço é importante e um gerenciador facilita bastante essa tarefa. Guardo as minhas chaves no LastPass e recentemente ele se tornou gratuito em todas as plataformas, é uma forma bem bacana de manter a segurança. Porém, é interessante combinar o gerenciador de senhas com a autenticação de dois fatores: apps como o Google Authenticator ou o Autenticador da Microsoft geram códigos únicos que permitem acesso à sua conta – não basta apenas a senha mestra.

Download: LastPass (grátis) para Android, iOS e Windows 10