Para quem achava que o Windows Phone não tinha aplicativos, surpresa: tem sim. Não na mesma quantidade que Android e iPhone (ainda!), mas o suficiente para preencher nossa seção semanal de apps. E, a partir de hoje, além do nome, preço e descrição, você fica sabendo também em qual versão do sistema (7.X e/ou 8) cada app funciona.

Quotr

Quotr (grátis): Este app leva para o seu bolso um monte de citações e frases inspiradas de grandes pensadores da humanidade. A base usada é a do Forismatic e o app permite ver as frases nele próprio, através de um bloco dinâmico ou na tela de bloqueio. Ainda dá para compartilhar as mais legais com os amigos. Para Windows Phone 7.X e 8.


Nokia Música+

Nokia Música+ (grátis): É uma evolução do Nokia Música que vem pré-instalado nos Lumia. Com o Música+, que exige uma assinatura de R$ 5,60 por mês e pode ser experimentado gratuitamente por sete dias, o usuário ganha alguns poderes, como pular quantas músicas quiser, letras das músicas na tela, compra de músicas usando créditos (em algumas operadoras) e download ilimitado de playlists. Para Windows Phone 7.X (este download) e 8.


Cut The Rope Experiments.

Cut The Rope Experiments (R$ 5,99): Da série jogos antigos em outras plataformas que finalmente chegam ao Windows Phone, eis a versão “de testes” do Cut The Rope, joguinho divertido da Zeptolab. Na história, o Professor, um cientista maluco, está decidido a testar as habilidades de Om Nom, o bichinho comedor de doces e astro de Cut The Rope. Para tanto, ele inventa um punhado de desafios ainda mais difíceis que os do jogo original. Para Windows Phone 7.X e 8.


GoComics

GoComics (grátis): Dilbert, Garfield, Snoopy, Calvin e Haroldo… são algumas das tirinhas que, com o GoComics, tornam-se disponíveis no seu celular. O app parece bem simples, mas completo o suficiente para fazer o que se propõe. Dá para marcar suas tirinhas favoritas e compartilhá-las com os amigos facilmente. As tirinhas estão em inglês e espanhol. Para Windows Phone 7.X e 8.


Metrogram

Metrogram (grátis): Este é um app mais humilde que interage com o Instagram. Ele não permite enviar fotos, mas sim acompanhar a sua conta e as daqueles que você segue. Dali é possível curtir, comentar e ficar sabendo quando alguém passa a segui-lo na rede. Para Windows 7.X e 8.


Ciel

Ciel (grátis): Com um dos piores slogans da loja de apps do Windows Phone (“Partilhe o céu com o Ciel”), este app aplica uma camada informativa às suas fotos. Ela pode conter a temperatura do momento, como está o clima, o nome do lugar e/ou uma frase. A tipografia é legal e, para quem não se contenta com metadados e quer dar ênfase a essas informações, é uma boa pedida. Somente para Windows Phone 8.


Countdown

Countdown (grátis): Se você é muito ansioso, ficará em êxtase com este app. O Countdown permite configurar uma série de contadores regressivos para datas diversas. Quanto tempo falta para o fim de semana? E para o Natal? Meu aniversário? Usando blocos coloridos e com números grandões, você terá sempre a resposta exata para essas questões não tão importantes. Para Windows Phone 7.5 e 8.