O sonho do Instagram para Windows Phone ainda não foi realizado, mas o Itsdagram promete chegar perto. Ele é a grande estrela da semana para o sistema da Microsoft, mas não a única. Confira os melhores apps para Windows Phone.

Itsdagram

Itsdagram (R$ 2,99): O sonho do Instagram no Windows Phone ainda não foi concretizado, mas enquanto o cliente oficial não chega, desenvolvedores se esforçam para burlar as barreiras da rede e trazer as fotos, curtidas e filtros para o sistema da Microsoft. O Itsdagram se gaba de ser o cliente mais completo — dá até para se registrar no Instagram a partir deste app. Outra coisa legal, e talvez até melhor que o cliente oficial, é a atualização de filtros independentemente das do app. Apenas para Windows Phone 8.

EasyNotes

EasyNotes (R$ 2,49): Para quem precisa tomar notas, criar listas de tarefas ou rascunhos em trânsito, este app é bem completo. Dá para personalizar praticamente tudo, da visualização das notas, passando por fontes, cores e templates. Ele sincroniza com o SkyDrive, pode ser usado na tela inicial do Windows Phone e protegido por senha. Também há gerenciamento/edição de notas em lotes. Para Windows Phone 8 e 7.X.

GoPro

GoPro (grátis): Este é para quem tem uma Hero 3 ou Hero 2 com o add-on Wi-Fi. As câmeras de ação da GoPro têm neste app oficial, desenvolvido em parceria com a Nokia, um view finder remoto bem competente e cheio de recursos extras. Além de ver o que a câmera está filmando, dá para configurá-la totalmente pelo app, ver fotos e vídeos do dia e as últimas novidades diretamente do perfil da empresa no Twitter. Quem usar o app em um Lumia, porém, tem um recurso extra: o Picture-in-Picture, que coloca a saída de vídeo da GoPro sob a interface da câmera do Lumia e permite tirar fotos que são salvas diretamente no smartphone. Apenas para Windows Phone 8.

Nokia Lockscreen

Nokia Lockscreen (grátis): A atualização Amber da Nokia, que chega com o Lumia 925 e será disponibilizada para outros Lumias atuais, trará de volta o característico relógio na tela de bloqueio dos celulares da empresa, incluindo o toque duplo na tela para “acordá-lo”. Se você não tem um Windows Phone da Nokia, pode ter um gostinho do recurso com este app. Ele mostra o relógio na tela, mas em vez de desbloquear o celular com o duplo toque, apenas fecha o app e volta para onde o usuário estava. Para Windows Phone 8 e 7.X.

Vyclone

Vyclone (grátis): A ideia deste app, que funciona atrelado a uma rede social, é criar vídeos usando o que você filmar com seu Windows Phone e outros trechos, de outros usuários, filmados no mesmo lugar. O app faz uma mistura disso tudo e devolve vídeos editados pegando esses vários ângulos. Eles podem ser compartilhados posteriormente, e há toda a ideia de seguidores, comentários e curtidas. Apenas para Windows Phone 8.

Homem de Aço

Homem de Aço (grátis): O novo filme do Superman ganhou seu app! Nele existe um jogo com quatro capítulos, notícias, wallpapers, ringtones e até histórias em quadrinhos da DC Comics. Apenas para Windows Phone 8 e só roda nos Lumias (Nokia)!

Hungry Now

Hungry Now (grátis): A ideia do Hungry Now é não deixá-lo com fome, esteja onde estiver. O app é um detector de cadeias de fast-food e, usando o sistema de mapas nativo do smartphone, localiza e informa onde o McDonalds ou Subway (ou sua rede favorita) está. Dá para configurar até quatro estabelecimentos favoritos nas configurações e, além da localização, ele ainda informa os horários de atendimento. Para Windows Phone 8 e 7.X.

Star Trek Almanac

Star Trek Almanac (grátis): Fotos, sons, informações e questionários sobre Star Trek, uma das franquias de ficção científica mais adoradas do universo. Para Windows Phone 8 e 7.X.