Battery

Battery (grátis): A bateria é uma das maiores preocupações de todos que usam smartphones. Este pequeno app não vai aumentar a autonomia do seu aparelho, mas dar um punhado de informações e atalhos para gerenciá-la melhor. O Battery tem um bloco dinâmico que mostra o status da bateria e serve de atalho para informações mais detalhadas. Ele também aparece na tela de bloqueio, traz atalhos para funções importantes (Wi-Fi, Bluetooth, GPS etc) e muitos gráficos de utilização da bateria.

Ônibus Ao Vivo

Ônibus Ao Vivo (grátis): Jamais se perca no transporte público de São Paulo. Este app mostra todas as informações sobre as linhas de ônibus da capital paulista, com trajetos detalhados, mapa, rotas favoritas e salvamento do histórico.

Instagraph

Instagraph (R$ 4,99): Não, não é o Instagram. Mas o Instagraph promete o que parece impossível: compatibilidade total com o Instagram sem quebrar os termos de uso do serviço. O app foi lançado há pouco e vem causando furor — além de opiniões divididas. Uns dizem que funcionam, outros reclamam, e há relatos bem estranhos, como o envio de uma foto de outra pessoa para sua conta. De qualquer maneira, é a única forma de enviar fotos para o Instagram a partir do Windows Phone. Enquanto aquela campanha da Nokia (que tem um app similar, porém sem conexão com o Instagram) não dá resultado, parece ser o caminho.

Disqus

Disqus (grátis): Uma das plataformas de comentários mais populares da web, o app do Disqus permite que leitores e (principalmente) administradores de blogs e sites lidem com comentários a partir do smartphone. Com ele, é possível ver/alterar seu perfil, receber notificações de comentários, respondê-los e ficar a par do que acontece na sua comunidade online. A última atualização trouxe um navegador embutido, apresentação dos artigos melhorada e um painel de discussões recentes.

Modern Combat 4

Modern Combat 4 (R$ 13,99): Modern Combat é uma das franquias mais conhecidas de FPS para smartphones. A última versão do jogo chega para Windows Phone compatível com o HUB do Xbox e com suporte a combates multiplayer. Os gráficos são bem bonitos, a jogabilidade segue o padrão dos FPSs para telas sensíveis (seja isso bom ou ruim) e o jogo, aparentemente, não deve nada às contrapartes de outras plataformas. Há uma versão de testes disponível para download.

Camera360

Camera360 (grátis): Velho conhecido do iPhone e Android, o Camera360 chega enfim ao Windows Phone (8, apenas). Este app substitui a interface padrão para tirar fotos e, de quebra, traz um monte de filtros e outros recursos de edição para dar uma melhorada nas fotos tiradas com o smartphone. Ele também inclui uma opção de diário fotográfico e um modo que organiza as imagens por data bastante prático.

Foto: Chris Scheufele/Flickr.