Neste domingo, houve um eclipse solar total no sul do Oceano Pacífico, na Ilha de Páscoa. Assistir eclipses solares da Terra é um evento raro. Assisti-los do espaço é extraordinariamente raro. Estas são as melhores fotos e vídeos disso.

A primeira vez que um eclipse solar foi observado do espaço foi em novembro de 1966, durante a missão Gemini XII, a última do programa Gemini.

James Lovell, que depois se tornou o comandante da Apollo 13, era o piloto em comando. Buzz Aldrin, piloto da missão, depois piloto do módulo lunar Apollo 11 e o segundo homem a pisar na Lua, demonstrou a viabilidade de atividade extraveicular por duas horas e 20 minutos, depois do treinamento embaixo d’água que ele se esforçou em fazer a NASA adotar. Ele conseguiu várias tarefas, incluindo tirar estas fotos do eclipse solar:

Depois disso, eclipses solares foram observados do espaço muito poucas vezes, e de perspectivas bastante diferentes. A nave espacial da NASA STEREO-B, dedicada somente a observar nossa estrela maior, teve a oportunidade de filmar este fantástico vídeo:

Ainda mais estranho é ver a sombra da Lua na superfície da Terra. Talvez a foto mais espetacular – e sinistra – disto seja esta, feita pelo astronauta francês Jean-Pierre Haignere antes de deixar a estação espacial Mir. Foi em 11 de agosto de 1999, e a sombra da Lua estava passando por cima da Europa.