_Fotografia

Estas são as melhores fotos tiradas com iPhone em 2018 — e tem brasileiro na lista

O já tradicional IPPAWARDS, que premia as melhores fotos tiradas com iPhones, revelou os vencedores de 2018 da competição, que completou sua 11ª edição neste ano. Além de um grande prêmio principal e de um top 3 com os “fotógrafos do ano”, o concurso traz uma miríade de categorias, entre elas Arquitetura, Abstrato, Lifestyle e […]

O já tradicional IPPAWARDS, que premia as melhores fotos tiradas com iPhones, revelou os vencedores de 2018 da competição, que completou sua 11ª edição neste ano. Além de um grande prêmio principal e de um top 3 com os “fotógrafos do ano”, o concurso traz uma miríade de categorias, entre elas Arquitetura, Abstrato, Lifestyle e Natureza. E o Brasil teve um lugar especial na edição 2018 da premiação.

• Fotógrafo brasileiro é desqualificado de concurso por supostamente usar tamanduá empalhado
• Por que seu nariz parece gigante quando você tira selfies

A relação de fotógrafos mencionados nos top 3 das diversas categorias conta com apenas um brasileiro, Moisés Silva. Ele ficou com o segundo lugar na categoria “Notícias/Eventos”, com a foto intitulada “The Heat”, capturada com um iPhone 5S, em Betim, Minas Gerais.

O primeiro lugar na categoria (que você vê na galeria abaixo ou clicando aqui) ficou com o sírio Mohammed Badra, que registrou sírios sentados em uma linha de mesas somando 1.200 metros de extensão, para uma refeição noturna pública que faz parte do jejum diário do Ramadan.

“The Heat”, foto do brasileiro Moisés Silva (Imagem: Moisés Silva/IPPAWARDS)

Além de Moisés Silva, o Brasil figura na relação de destaques através das lentes de dois suíços. Na categoria “Fotógrafo do Ano”, Alexandre Weber ficou em primeiro lugar com a foto “Baiana in yellow and blue” (que você também vê na galeria ao fim do post ou aqui). “A foto foi tirada em Salvador, na Bahia, no Brasil, espontaneamente, depois de um caminhão passar. A mulher com roupas tradicionais de “baiana” estava olhando para o caminhão, durante sua pausa do trabalho”, explicou Weber, que tem 47 anos e é antropólogo.

Jonas Wyssen, também da Suíça, levou o primeiro lugar na categoria “Pessoas”, com a foto “Posers”, capturada com um iPhone 7 Plus. Sua foto foi tirada na Praia de Carneiros, no litoral do Pernambuco. “Turista brasileira posando em frente a uma pequena capela católica, tirando foto de turista”, descreveu para o IPPAWARDS.

“Posers”, foto do suíço Jonas Wyssen que levou o primeiro lugar na categoria “Pessoas” (Imagem: Jonas Wyssen/IPPAWARDS)

Separamos na galeria abaixo (que você também pode acessar aqui) a foto que levou o prêmio principal “Grand Prize”, além das imagens dos três melhores fotógrafos do ano e outras oito categorias. Para ver o restante das fotos, basta entrar no site oficial do IPPAWARDS e navegar pelas categorias, no menu da barra superior da página.

[galeria_embeded]

Quer participar?

Se você tiver interesse em ver seu nome entre os destaques do ano que vem, as inscrições para a 12ª edição do IPPAWARDS podem ser feitas até 31 de março de 2019. Todos os fotógrafos usando um iPhone ou iPad podem participar do concurso, e estas são outras regras da premiação:

• As fotos não podem ter sido publicadas em lugar algum, exceto em contas pessoais (Facebook e Instagram, entre outros).

• As fotos não podem ter sido editadas em algum programa de processamento de imagem para desktop, mas está liberado o uso de apps de iOS para editá-las.

• Qualquer iPhone pode ser utilizado, e lentes extras também são liberadas.

• Os envios devem acontecer no tamanho original das fotos ou então respeitando um mínimo de mil pixels tanto na horizontal quanto na vertical.

• Os critérios de avaliação, segundo o site oficial do concurso, são “mérito artístico, originalidade, assunto e estilo”.

Imagem do topo: Mateusz Piesiak/IPPAWARDS

Sair da versão mobile