_Android

As melhores funções que o Android e o iOS ainda não roubaram um do outro

Ao longo dos anos ambos os sistemas operacionais copiaram várias funcionalidades entre si, mas alguns pontos seguem intactos

Há muito tempo, em uma cena de smartphone muito diferente da de hoje, você conseguia diferenciar o Android do iOS de uma boa distância. Hoje em dia, não é tão simples, dado o número de recursos e ideias que esses dois sistemas operacionais móveis roubaram um do outro ao longo dos anos. Mas ainda existem algumas diferenças cruciais entre eles.

• O iOS 11 tem uma função secreta para você andar sobre as cidades como o Godzilla
• [Review] O OnePlus 5 é o novo Android que copia o iPhone – de uma maneira muito boa

Não entraremos muito na história de todas as vezes que essas plataformas roubaram as inovações umas das outras, mas talvez você se lembre de algumas delas:

O iOS adicionou recentemente um tipo de botão traseiro, depois de anos de espera, embora ainda não funcione tão bem quanto no Android.

A Siri só decidiu se tornar mais proativa em termos de sugestões e alertas depois que o Google Now mostrou seu sucesso, embora o método do iOS de aprovar individualmente as permissões de cada aplicativo ter se mostrado uma ideia tão boa que o Google copiou no Android Marshmallow. Posto isso, a Apple fez antes de todo mundo a coisa toda de assistente ativado por voz.

Mas não estamos aqui para falar sobre semelhanças, estamos aqui para falar sobre diferenças, e essas são as seis principais.

1) Aplicativos padrão (Android)

Imagem: Captura de tela

Faz dez anos que o primeiro iPhone foi lançado, e os usuários ainda não conseguem abrir links em nada além do Safari (ou emails em qualquer outra coisa que não o Mail, ou imagens em qualquer outra coisa que não seja o Fotos) por definição padrão. Enquanto isso, o Android não só possibilita a troca de seu navegador padrão, cliente de SMS ou qualquer outra coisa, ele realmente facilita essa troca.

Nesse estágio, é improvável que a Apple vá enxergar a luz e permitir o controle total de aplicativos de terceiros sobre o iOS, mas ainda podemos sonhar. Obviamente, você pode instalar aplicativos alternativos para praticamente qualquer coisa, além de contar com algumas gambiarras — aplicativos Google, como o Gmail, podem ser configurados para ativarem outros aplicativos Google como o Chrome, se é o que você prefere.

2) Spotlight (iOS)

Imagem: Captura de tela

O Google é o maior nome quando se trata de busca, então é uma surpresa que a busca do iOS Spotlight, da Apple, seja melhor do que qualquer coisa que você tem acesso no Android. Digite algumas palavras-chave e você consegue resultados da internet, dos seus contatos, locais próximos, arquivos no seu celular e mais. O Google está um pouco melhor do que antes, mas não chegou lá ainda, e, de fato, a Apple tem uma patente de “busca universal” que usou em seu processo contra a Samsung, que pode ser o maior motivo do Google ter ficado para trás.

3) Launchers (Android)

Imagem: Captura de tela

Você pode customizar a interface de um dispositivo Android até o último pixel graças ao suporte nativo para launchers, embora os usuários do iOS ainda estejam presos às mesmas colunas de ícones que estão no mesmo lugar desde o começo.

4) Continuidade (iOS)

Imagem: Captura de tela

Diga o que quiser sobre a Apple ser tendenciosa com seu próprio software e hardware, mas ela certamente permite uma integração bem boa entre dispositivos e plataformas que o Google não consegue alcançar no momento. Você pode até mesmo copiar e colar entre o seu iPhone e MacBook hoje em dia, contanto que eles estejam usando as versões mais recentes dos sistemas operacionais.

5) Smart Unlock (Android)

Imagem: Captura de tela

Uma tela travada com código PIN ou com biometria é essencial para qualquer um interessado em proteger seu smartphone e não deveria ser opcional, mas parece que, em algumas horas e lugares, quando você acha que precisa da conveniência acima da segurança extra, é onde o Android está à frente de seu rival (pelo menos até o próximo iPhone sair).

Vá até a seção de Segurança e Smart Lock das Configurações do Android e você poderá desativar o seu código PIN para um lugar em especial, uma conexão a um dispositivo específico, um rosto conhecido, uma voz confiável, ou apenas pelo simples fato de o seu telefone estar com você.

6. iMessage (iOS)

Imagem: Captura de tela

O iMessage não é necessariamente o aplicativo de mensagem preferido de cada dono de iPhone, mas é seguro dizer que faz um excelente trabalho em sincronizar as comunicações por meio de todos os produtos Apple (sem mencionar que bloqueia os usuários ao iOS).

A criptografia existe no próprio aplicativo também, e ficou bem mais simpático no último ano com a introdução da iMessage app store.

Por muito tempo parecia que o Google Hangouts seria a resposta, mas ele foi deixado de lado pelo Allo, que é apenas móvel por enquanto, não suporta mensagens de SMS e não faz criptografia de ponta a ponta como padrão. O Allo tem potencial, mas é tudo o que ele tem até o momento, e o Android poderia muito bem ter seu próprio iMessage logo.

Imagem do topo: Gizmodo

Sair da versão mobile