_Eletrônicos

Este chip de memória RAM da Samsung tem impressionantes 128 GB

A Samsung começou a produzir um chip de memória RAM de 128 GB; ainda não há preço sugerido, mas deve ser bem cara, pois foi feita para servidores.

Pode parecer apenas mais um chip de memória RAM, mas é praticamente um monstro. Este é o último lançamento da linha de produtos da Samsung, que comprime 128 GB de memória neste pequeno módulo.

O chip, feito para servidores de grande porte e datacenters, usa a técnica de fabricação “através de vias semicondutoras”. Isso permite que a companhia conecte os módulos de RAM verticalmente usando eletrodos passando por buracos em vez de conexões convencionais encontradas em outras memórias. A vantagem desse sistema é o desenvolvimento de memórias em empilhamentos 3D maiores, que possibilitam comprimir mais módulos sem a necessidade de alterar as dimensões.

Neste caso, em específico, a Samsung comprimiu 144 chips DDR4, distribuídos em 36 módulos de 4 GB, para possibilitar os insanos 128 GB de memória. Segundo a empresa, o novo chip combina “a maior capacidade com o maior uso eficiente de energia entre os módulos de memória DRAM disponíveis no mercado.”. Além disso, ela é rápida: opera em 2.400 megabits por segundo

A Samsung ainda não falou sobre preço, mas, provavelmente, vai ser cara o suficiente para justificar que você não compre uma para o seu humilde PC.

[Samsung]

Sair da versão mobile