A Nigéria parece ser um país tecnologicamente avançado o bastante, dado que eles enchem minha caixa de spam com promessas de riqueza caso eu ajude algum príncipe a transferir suas riquezas para cá. Mas um número surpreendente de nigerianos acredita que eles podem receber um celular demoníaco que pode matá-lo instantaneamente quando eles atenderem uma ligação.

De acordo com a BBC, uma série de mensagens de texto virais vêm circulando por lá e avisam que entre sete e dez pessoas já morreram atendendo ligações do número 09141. O medo cresceu tanto que representantes do governo nigeriano tiveram que garantir à população que não, só atender o telefone não pode lhe matar. Isto não é O Chamado.

“Tecnicamente, não é possível que algo assim aconteça. É portanto inimaginável que alguém vá morrer enquanto recebe uma ligação”, disse Reuben Muoka, porta-voz da Comissão Nigeriana de Comunicações. “Somente pessoas bastante ingênuas acreditariam num boato assim.”

Quem culpar pelo exagero nesta situação? As baixas taxas de escolaridade no país? As superstições enraizadas da população? Correntes da internet que migraram para o celular? Melhor só temer o telemarketing, pessoal. [BBC News]

Crédito da imagem: AP Images