Mercado de games pulveriza recordes e, em 2022, deve bater os US$ 150 bilhões

Aquisições envolvendo grandes players do mercado de tecnologia, como Microsoft e Sony, movimentaram o mês de janeiro. E a tendência é que não pare por aí
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Imagem: Pexels

A indústria dos games segue atingindo números estratosférico. E a tendência para 2022 é que ultrapasse a marca dos US$ 150 bilhões, segundo o banco de investimentos Drake Star Partners.

Isso deve acontecer impulsionado pela aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft por 70 bilhões. Com isso, a Microsoft, desenvolvedora dos consoles Xbox, tem entre o seu portfólio de games títulos como Call of Duty, World of Warcraft e Overwatch.

Um fenômeno que se intensificou bastante durante a pandemia foi a migração de alguns jogadores de consoles para smartphones. Isso também aumentou o sucesso de alguns jogos consolidados em consoles ou PCs que haviam lançado versões mobile e cada vez mais esse exemplo tende a ser seguido.

A compra da Actvision Blizzard não foi a primeira mega aquisição da Microsoft que movimentou o mercado dos games. Em março de 2021 a gigante da tecnologia anunciou um acordo para aquisição da Bethesda (produtora de Skyrim) por US$ 7,5 bilhões.

Também neste ano, outra aquisição bilionária mexeu com o mercado dos games. A compra da Zynga pela TakeTwo por US$ 12 bilhões era o valor recorde de uma acordo de compra fechado no mundo dos games. Só que a Microsoft mostrou dias depois que os números movimentados pela indústria podem ser ainda maiores à medida em que esse mercado continua atacando em novas frentes, como o mobile e o metaverso — que deve receber mais investimentos conforme for abraçado big techs.

As mega aquisições ligaram o sinal de alerta em algumas desenvolvedoras de jogos menores e que buscam seu espaço no mercado dos games e também algumas gigantes consolidadas há bastante tempo, como a Sony, que corre o risco de ver algumas das principais franquias dos games se tornarem exclusivas de uma de suas principais concorrentes.

Recentemente, uma varejista francesa viralizou após incluir um alerta para que seus clientes escolhessem muito bem qual console comprar, em razão de uma possibilidade remota de Call of Duty se tornar exclusivo do Xbox.

Em janeiro deste ano, a Sony também tornou pública a aquisição da Bungie, desenvolvedora de Destiny, em um acordo de R$ 3,6 bilhões. Os valores são bem abaixo da recente aquisição da concorrente Microsoft, mas mostra que a Sony também está se movimentando para continuar fazendo barulho no mercado de games.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

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