_Internacional

Mergulhador chamado de pedófilo por Elon Musk considera processá-lo por difamação

Elon Musk teve um final de semana cheio no Twitter. O bilionário acusou um dos mergulhadores que salvou os 12 garotos e o técnico de futebol da caverna de ser pedófilo. E agora o mergulhador está considerando processar Musk. O britânico Vernon Unsworth foi importante para o resgate na Tailândia na semana passada. E ele […]

Elon Musk teve um final de semana cheio no Twitter. O bilionário acusou um dos mergulhadores que salvou os 12 garotos e o técnico de futebol da caverna de ser pedófilo. E agora o mergulhador está considerando processar Musk.

O britânico Vernon Unsworth foi importante para o resgate na Tailândia na semana passada. E ele não foi nada tímido ao dizer que o plano de Elon Musk para salvar as vítimas era ridículo. Essa crítica fez com que Musk questionasse se o mergulhador estava, de fato, lá e então o levou a dizer que Unsworth era pedófilo.

Musk continua se afundando, agora chamando um dos mergulhadores do resgate na Tailândia de “pedófilo”
Todos os 12 garotos e o treinador foram resgatados de caverna inundada na Tailândia

Unsworth disse à agência de notícias AFP que ele não tinha visto os tuítes (Musk apagou as mensagens ontem à noite), mas explicou que ouviu sobre o que o bilionário disse sobre ele.

Questionado se planeja processar Musk, respondeu: “Se for o que penso ser, sim”, disse. Unsworth afirmou que ele deve tomar uma decisão sobre um processo por difamação quando voltar ao Reino Unido.

“Ele é só um vendedor de operações de relações públicas”, disse o mergulhador sobre Musk, segundo a AFP.

Mas o que levou Musk a chamar Unsworth de pedófilo? Musk parece se basear no fato de que Unsworth é britânico e passa parte do tempo na Tailândia. Exploração sexual infantil e prostituição são problemas recorrentes na Tailândia, como também ocorre no país de origem de Musk, a África do Sul. No entanto, simplesmente estar em um país não fundamenta tal acusação. Quando usuários do Twitter pediram para Musk se acalmar, ele reforçou dizendo que “apostaria um dólar autografado com a pessoa de que era verdade [a alegação]”.

(Aqui vale uma observação, pois Musk dá a entender que uma nota com seu autógrafo pode valer muito dinheiro).

Unsworth divide seu tempo entre a Tailândia e o Reino Unido e é considerado um dos maiores especialistas do conjunto de cavernas onde a equipe de futebol dos garotos ficou preso. Sem a ajuda de Unsworth, o resgate provavelmente não teria tido tamanho êxito como teve.

No entanto, Musk tem estado muito sensível a críticas que recebeu por suas ações na Tailândia. O bilionário foi até o local com seu “minissubmarino”, que foi ridicularizado por muita gente por ser um absurdo e por ser pouco prático para salvar as crianças. Vários especialistas, incluindo Unsworth, chamaram as ações de Musk de uma “jogada de marketing”. O chefe da equipe de resgate disse que a ideia de Musk era simplesmente “pouco prática”.

Elon Musk passou a última década se tornando uma espécie de herói nerd para muitas pessoas, que queriam ele representasse o melhor que a comunidade tecnológica tem a oferecer. No entanto, parece que todas as vezes que as pessoas têm altas expectativas, ele as diminui.

[AFP via SBS News]

Imagem do topo: Getty

Sair da versão mobile