Meta compra usina nuclear para dar conta do crescimento da IA

De acordo com um comunicado sobre a usina, a energia nuclear do projeto será utilizada para apoiar as operações da Meta
Imagem: Divulgação/Meta

Na tentativa de alimentar a demanda contínua por IA, a Meta anunciou um acordo de 20 anos para sustentar uma instalação de energia nuclear. O Clinton Clean Energy Center irá fornecer 1.121 megawatts de “energia nuclear sem emissões”, com capacidade adicional de 30 MW na usina.

banner

De acordo com um comunicado da Meta, “a energia nuclear do projeto será utilizada para apoiar as operações da Meta na região”. Além disso, a empresa está “em discussões finais com uma lista de possíveis projetos” para atingir a meta de 1 a 4 gigawatts.

“Manter uma usina existente operando terá o mesmo efeito positivo que adicionar nova energia limpa à rede e evitará a interrupção que ocorreu quando outras unidades nucleares foram desativadas prematuramente”, afirmou a companhia em outro trecho do texto.

Construída em 1987, a usina em Illinois, propriedade da Constellation Energy, já enfrentava a possibilidade de fechamento desde a década anterior, devido a pressões financeiras. Em 2016, a aprovação da Lei de Empregos no Futuro da Energia pelo estado de Illinois estendeu suas operações com um programa de crédito de emissão zero. A iniciativa expiraria em 2027, mas o apoio da Meta deve permitir que ela opere por muito mais tempo.

O local é o segundo nos Estados Unidos a abrigar um reator nuclear construído inteiramente neste século, depois da Usina Vogtle, segundo o TechRadar. Com o acordo, também deve preservar mais de 1.100 empregos locais e contribuir com US$ 13,5 milhões anualmente em receita tributária.

Um relatório de março deste ano encomendado pela empresa e realizado pelo The Brattle Group afirmou que o fechamento da fábrica teria levado a 34 milhões de toneladas métricas de poluição de carbono adicional ao longo de 20 anos. Isso equivalente a 7,4 milhões de carros movidos a gasolina adicionais nas ruas por um ano. Além disso, causaria uma queda de US$ 765 milhões no PIB de Illinois a cada ano.

Isabela Oliveira

Isabela Oliveira

Jornalista formada pela Unesp. Com passagem pelo site de turismo Mundo Viajar, já escreveu sobre cultura, celebridades, meio ambiente e de tudo um pouco. É entusiasta de moda, música e temas relacionados à mulher.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas