
Meta inicia testes com fotos em 3D no Instagram
A partir desta semana, a Meta está começando a testar a exibição de fotos 3D no Instagram. Mas apenas para usuários do headset Meta Quest VR que fizerem parte do grupo de teste. O recurso faz parte da atualização v77 do equipamento.
“Graças aos nossos algoritmos de síntese de visualização de IA, podemos transformar as fotos existentes que aparecem no feed do Instagram pixel por pixel – sem a necessidade de câmeras 3D sofisticadas”, declarou a empresa em uma publicação em seu blog. “Isso significa que fotos planas que não foram originalmente capturadas em 3D serão automaticamente convertidas para um formato imersivo que dá às imagens 2D uma sensação de profundidade quando você as visualiza no Quest.”
Vale lembrar que essa não é a primeira vez que a Meta aposta em fotos 3D. Em 2018, a empresa chegou a lançar um recurso de fotos 3D para a rede social Facebook, como ressaltou o The Verge.
Outros recursos do Meta Quest VR
Além disso, a atualização do headset também conta com outros novos recursos. Um deles, também em fase de testes, é o Navigator, que reúne “jogos e aplicativos, amigos, notificações, configurações essenciais do sistema e muito mais no Quest”, de acordo com a Meta.
Os usuários podem acessar o Navigator através do botão Meta ou Oculus no controle direito do objeto. Ele oferece ainda acesso aos aplicativos usados recentemente, bem como a possibilidade de fixar até 10 itens para facilitar o alcance.
A atualização v77 também traz um suporte experimental para dispositivos de áudio Bluetooth Low Energy; um recurso de acessibilidade que permite ouvir o texto falado em voz alta ao passar o mouse sobre o texto na tela; e, por fim, combina o Meta Quest Link, a transmissão e a área de trabalho remota em um único aplicativo para PC, o Horizon para PC.