Tecnologia

“Meta lança Llama 3.3, modelo de IA mais poderoso e enxuto”

Novo modelo é concorrente de peso para Claude 3.5 e GPT-4
Imagem: Threads/Reprodução

A Meta, responsável por Facebook, Instagram e WhatsApp, anunciou a chegada do Llama 3.3, seu novo modelo de linguagem de código aberto. A novidade foi detalhada por Ahmad Al-Dahle, vice-presidente de IA generativa da empresa, em uma publicação no X/Twitter.

Black Friday
Samsung Tablet Galaxy Tab S9 FE+ Wifi, 128GB, 8GB RAM, Tela Imersiva de 12.4" - Lavanda
Veja

Ao aproveitar os últimos avanços em técnicas de pós-treinamento, incluindo otimização de preferências online, este modelo melhora o desempenho do núcleo a um custo significativamente menor, tornando-o ainda mais acessível a toda a comunidade de código aberto“, diz Al-Dahle.

Segundo a publicação, o novo modelo possui 70 bilhões de parâmetros e oferece resultados muito parecidos com o Llama 3.1 — que conta com 405 bilhões. Porém, ele tem custo e demanda de processamento computacional significativamente mais baixo.

A gigante da tecnologia afirmou também que o modelo não supera apenas o desempenho de seu Llama 3.1, mas também tem performance superior ao Nova Pro, recém lançado pela Amazon em tarefas como conversação multilíngue ou que exigem raciocínio mais profundo.

O alto desempenho somado ao valor mais acessível, torna o modelo um concorrente de peso para outras soluções já estabelecidas no mercado, como o Claude 3.5, da Anthropic, e GPT-4, da OpenAI.

O novo Llama 3.3 pode ser acessado dentro de um programa da empresa que oferece uma licença não exclusiva e isenção do pagamento de royalties. Além disso, os integrantes do programa têm liberdade para produzir e realizar modificações modelo.

Para utilizá-lo livremente é necessário seguir algumas diretrizes que proíbem gerar conteúdo prejudicial, proporcionar ataques cibernéticos ou violar leis. Em seus projetos, os usuários também precisam incluir o rótulo “Built with Llama” ou “Criado com Llama”.

Guerra das IAs

A Meta se esforça com o novo modelo para ser uma das referências no segmento de inteligência artificial. A empresa entrou um pouco “tarde” na tendência, mas vem atingindo avanços significativos e lançando produtos de IA cada vez mais poderosos.

Neste ano, a empresa progrediu significativamente com seu plano de democratizar o acesso a ferramentas de inteligência artificial com a disponibilização do Meta AI nativamente no WhatsApp e Instagram.

VEJA TAMBÉM:

O Giz Brasil pode ganhar comissão sobre as vendas. Os preços são obtidos automaticamente por meio de uma API e podem estar defasados em relação à Amazon.
Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas