_Marte

Sonda Curiosity encontrou um meteorito metálico perdido em Marte

Um meteorito metálico que provavelmente veio de um cinturão de asteroides foi encontrado pela sonda Curiosity durante suas andanças por Marte.

A sonda Curiosity da NASA está atualmente escalando o Monte Sharp enquanto se aventura em direção ao local da sua próxima exploração. No começo da semana, a sonda encontrou um pequeno meteorito metálico que conta com algumas características bastante peculiares.

Erro de software pode ter causado a queda da sonda da ExoMars em Marte
Astronautas que viajarem para Marte terão o cérebro bombardeado por radiação

Usando a ChemCam Remote Micro-Imager, a Curiosity capturou uma imagem detalhada do objeto, que está sendo chamada de “rocha ovo”. Pesquisadores da Universidade do Estado do Arizona, nos EUA, sugerem que o meteorito é feito de ferro níquel. Apesar de parecer algum tipo de artefato alienígena descartado, este meteorito metálico provavelmente é originado do núcleo planetário de um planetesimal. Ele provavelmente veio de um cinturão de asteroides.

Não é a primeira vez que a Curiosity encontra meteoritos na superfície marciana, mas esse objeto tem algumas características únicas. Sua superfície é bem suave, lembrando algo que passou por um kit de polimento. A rocha também conta com sulcos profundos, o que indica padrões clássicos de intemperismo, e possivelmente um tempo em que a bola foi fundida.

Como Deborah Byrd destaca no EarthSky, a superfície de Marte está cheia de meteoritos, então descobertas como essa não são tão incomuns assim. Meteoritos podem durar milhões de anos no planeta vermelho, livres dos efeitos oxidantes e meteorológicos causados pela umidade e oxigênio.

Considerando a sua natureza metálica, essas rochas são particularmente duráveis, e mais propensas a sobreviver a entradas atmosféricas do que objetos menos densos. Marte tem uma atmosfera particularmente fina, então esse tipo de meteoro está espalhado por todos os cantos do planeta.

[ASU via EarthSky]

Imagens via NASA/JPL-Caltech/LANL/ASU

Sair da versão mobile