O padrão Mobile High-Definition Link (MHL), adorado pelo Roku e fabricantes de smartphones Android, está prestes a ficar a ainda melhor: uma atualização que chegará em setembro permitirá que os celulares transmitam vídeo em 4K, ou UltraHD, a partir da porta USB.

A atualização, MHL 3.0, acrescentará suporte à resolução 4K ao cada vez mais popular padrão de mídia. Isso permitirá a transmissão de vídeos em 3840×2160 a 30 quadros por segundo — uma evolução notável comparada à capacidade de 1080p do MHL 2.0. O novo padrão também transmite dados e vídeo simultaneamente e será possível ao dispositivo sugar até 10 watts de energia para recarregar a bateria ao mesmo tempo em que fornece vídeo.

Diferente de outros padrões concorrentes, como Miracast e AirPlay, o MHL 3.0 exige conexão com cabo, usando adaptadores para conectar um dispositivo móvel à TV. Mas nenhum deles, incluindo o sistema cabeado SlimPort usado pelos dispositivos Nexus do Google, oferece no momento suporte a 4K. Se para você alta definição é tudo ou nada, prepare-se para quando o novo padrão, que é apoiado por Nokia, Samsung, Toshiba e Sony, ser lançado, agora em setembro — e para trocar de smartphone, já que o MHL 3.0 deve ser implementado diretamente no hardware para funcionar. [MHL via Ars Technica]