Em setembro de 2020, a Microsoft anunciou a aquisição da ZeniMax Media, dona de alguns dos maiores estúdios que desenvolvem jogos — entre elas a Bethesda —, por US$ 7,5 bilhões. O acordo foi aprovado agora em março, e com ele uma informação que alguns já esperavam: muitos games, para não dizer todos, serão exclusivos dos consoles Xbox e PC por meio do programa Game Pass.

Na prática, PlayStation 4, PS5 e Nintendo Switch talvez não recebam jogos já anunciados pela Bethesda antes do acordo com a Microsoft, o que inclui The Elder Scrolls VI e Starfield. Isso ainda não foi confirmado, mas sabe-se que alguns títulos do conglomerado farão parte do Game Pass, como foi o caso com Doom Eternal e The Elder Scrolls V: Skyrim, que já estão no catálogo.

“Esta é a próxima etapa na construção de uma equipe de estúdios líderes do setor – um compromisso que firmamos com nossa comunidade Xbox. Com a adição dessas equipes criativas, os jogadores precisam saber que os consoles Xbox, os PCs e o Game Pass serão o melhor lugar para experimentar os novos jogos Bethesda, incluindo alguns títulos que, no futuro, serão exclusivos para jogadores de Xbox e PC”, contou Phil Spencer, chefe da divisão Xbox.

Também é válido relembrar que a Microsoft se comprometeu em manter o contrato de exclusividade de Deathloop e GhostWire: Tokyo, que estão previstos para saírem apenas no PlayStation 5. No entanto, isso pode mudar no futuro, já que a companhia vai analisar “caso a caso” na decisão de levar esses e outros games para outras plataformas.

Assine a newsletter do Gizmodo

Além disso, Spencer confirmou anteriormente que os próximos games da Bethesda chegarão ao Xbox Game Pass no mesmo dia em que forem lançados.

Com o acordo, a Microsoft passará a controlar os estúdios Bethesda Softworks, Bethesda Game Studios, id Software, ZeniMax Online Studios, Arkane, MachineGames, Tango Gameworks, Alpha Dog e Roundhouse Studios. Juntos, eles empregam 2,3 mil pessoas ao redor do mundo. A partir de agora, a empresa tem um total de 23 estúdios desenvolvendo jogos para PC e Xbox.

[Xbox Wire]