Age of Empires é um clássico jogo de 1997, onde você usa estratégia em tempo real para comandar uma civilização. Ele começou uma franquia bem-sucedida que já apareceu no PC e em diversos consoles.

Agora, pela primeira vez, o jogo da Microsoft Studios será lançado para smartphones. No entanto, o foco não será a plataforma da própria Microsoft.



A empresa explica que a Klab, desenvolvedora japonesa de jogos, firmou acordo para levar Age of Empires a dispositivos móveis. Ele será feito inicialmente em inglês, para iOS e Android. Não há data de lançamento oficial, mas o jornal Nikkei diz que ocorrerá no final do ano; o jogo será free-to-play.

A Microsoft diz que há planos, no futuro, para lançar o jogo em outros idiomas e para Windows Phone. Eles também esclarecem que, ao contrário do informado pelo jornal Nikkei, não haverá jogos da Xbox Live no iOS ou Android: “não há novos anúncios além de Age of Empires neste momento”.

Jogos lançados pela Microsoft Studios já aparecem no iOS e Android: é o caso do Kinectimals e Ms. Splosion Man. Mas, em geral, o jogo aparece antes (ou quase simultaneamente) para Windows Phone. Será um pouco estranho se a Microsoft, determinada em fazer sua plataforma móvel ganhar espaço, lançar um jogo clássico primeiro na concorrência.

Por outro lado, pode ser um “teste beta” para ver se a Klab se sairá bem em portar o jogo para mobile. Eles têm alguns jogos muito bem-avaliados; outros, nem tanto. A ver. [The Next Web; Reuters via The Verge]

Imagem por CLF/Flickr