_Microsoft

Microsoft agora chama design Metro de “estilo Windows Store”

A Microsoft deixou de lado o nome “Metro” para descrever a interface do Windows 8 e Windows Phone, talvez devido a uma disputa de marca registrada. Desde então, surgiram diversos candidatos para substituir este nome. Mas parece que a Microsoft finalmente se decidiu. Como o novo Windows possui duas interfaces, nós precisamos de um nome […]

A Microsoft deixou de lado o nome “Metro” para descrever a interface do Windows 8 e Windows Phone, talvez devido a uma disputa de marca registrada. Desde então, surgiram diversos candidatos para substituir este nome. Mas parece que a Microsoft finalmente se decidiu.

Como o novo Windows possui duas interfaces, nós precisamos de um nome para cada. Temos a interface clássica, de desktop, e… a outra.

Primeiro eles a chamaram de “estilo Windows 8“. Isso é confuso, já que o Metro também está no Windows RT, Windows Phone, Xbox e outros.

Depois, alguns funcionários da Microsoft começaram a chamá-la de “Modern”. Esta nunca foi uma escolha oficializada, no entanto, e um executivo da Microsoft disse à ZDNet que este termo não equivale a Metro. É algo mais amplo: apps Metro são um tipo de app “moderno”.

Mas agora temos um nome oficial: apps “Windows Store”. Este nome foi confirmado ontem: Will Tschumy, da Microsoft, disse aos desenvolvedores – que clamavam por um nome oficial na conferência Build – para chamarem os tais apps de “estilo Windows Store”.

Só que Tschumy, por engano, usou o termo “Metro” diversas vezes durante a conferência. Bem, como nota o The Verge, “talvez a Microsoft não queira que as pessoas se refiram a esta linguagem de design” com um nome próprio. Mas enquanto houver essa necessidade – já que temos duas interfaces no Windows 8/RT – vamos chamar de Metro mesmo. Ainda não há um substituto melhor. [ZDNet e The Verge]

Sair da versão mobile