A nova versão, o Windows 8 Pro with Media Center, não estará à venda nas lojas: é um upgrade que você compra online direto da Microsoft e baixa no PC. Ele vem com o Windows Media Center e codecs para tocar DVD e Blu-ray de forma nativa, além de codecs para sintonizar TV no PC. O upgrade vale apenas para as duas versões x86 já anunciadas: o Windows 8 e o Windows 8 Pro.

E como tocar DVDs no Windows 8? Usando um programa como o VLC, por exemplo. Ainda é possível usar seus discos no Windows 8, a experiência só não vem direto da caixa. E vale notar que a limitação só existe para DVDs e Blu-rays de vídeo: seus discos com dados obviamente funcionarão bem e de forma nativa, assim como CDs de áudio ou dados.

A Microsoft diz que as vendas de DVDs estão caindo ano a ano, e o Blu-ray está perdendo espaço no PC, assim como sintonizar TV no computador. Tudo isso requer decodificadores que custam caro para a Microsoft (ela precisa pagar royalties). Então eles resolveram oferecer estas funções nativas em um upgrade separado, cujo preço “estará em linha com custos marginais” – ou seja, deve ser bem barato. [Microsoft via ZDnet]