O CEO da Microsoft, Satya Nadella, adora computação na nuvem e um suposto novo serviço da Microsoft poderá usar todo o poder dessa tecnologia da melhor forma já vista. Um projeto cujo codinome é “Arcadia” (sim, outra referência de Halo) poderá fazer streaming de jogos e apps para dispositivos Windows – e não só computadores; smartphones e tablets também.

A informação vem da sempre confiável Mary Jo Foley, que cita fontes que disseram que o Arcadia está sendo feito em cima da nuvem Azure, da Microsoft, bem como uma vaga de emprego que menciona explicitamente o projeto. A aplicação mais óbvia é jogos, especialmente poder rodar remotamente os do Xbox e, então jogá-los por streaming em smartphones e tablets como a tecnologia GRID, da Nvidia, permite. Afinal, a Sony está na liderança da corrida pela jogatina remota, com o streaming do PS4 para o PS Vita e seus smartphones, sem falar no serviço PlayStation Now, ainda em beta.

No caso da Microsoft, há mais aplicações além dessa. As fontes disseram ao ZDNet (da Mary) que usar o Arcadia para levar apps do Android aos dispositivos Windows foi, no mínimo, considerado. Apesar disso, parece que essa ideia (a de usar o Arcadia, não a de trazer apps do Android) foi descartada por ora.

Quando o Arcadia estará pronto para ser lançado, ninguém sabe, mas a Microsoft tem um grande evento para o Windows 10 marcado para mês que vem, então é possível que ele faça uma ponta por lá. É quase certo que ele será exclusivo do Windows 10, mas é fácil imaginá-lo chegando a outras plataformas. A Microsoft tem feito um punhado de trabalhos multiplataforma recentemente, embora esse possa ser um diferencial interessante para Xboxes, Surfaces e Lumias. De qualquer forma, não deve ser tão ruim transformar milhões de outros dispositivos em janelas (!) para a nuvem da Microsoft. [ZDNet]