_Microsoft

Microsoft atualiza Teams, Office 365 e apps de produtividade para facilitar trabalho híbrido

O Teams ganhará uma nova interface, e alguns aplicativos vão intensificar a integração, para facilitar o trabalho colaborativo.

Imagem: Microsoft

Imagem: Microsoft

De olho no home office e no trabalho híbrido, a Microsoft está atualizando algumas de suas principais ferramentas de produtividade, incluindo o Teams e o Office 365, que passarão a ter seus aplicativos melhor integrados entre si. O objetivo, por meio de componentes Fluid, parece ser facilitar a forma como os usuários compartilham projetos com os demais colegas e trabalho — além de parecer uma resposta às novidades recentes do Google Workspace.

Abaixo, listamos as principais mudanças da atualização.

Ferramentas expandidas de colaboração

Durante o evento Build no início deste ano, a Microsoft adicionou suporte para componentes Fluid ao bate-papo do Teams e nos aplicativos do Office. Agora, ao expandir essas ferramentas colaborativas para uma gama mais ampla de apps de produtividade, a empresa espera tornar a colaboração mais fácil do que nunca, especialmente para quem trabalha no escritório e remotamente. A Microsoft diz que os componentes Fluid devem tornar mais fácil fazer anotações durante uma reunião, além de gerenciar e salvar melhor os componentes de um determinado projeto de uma forma mais organizada.

Microsoft Teams ganha um novo design

Para ajudar a resolver a interface estranha entre funcionários de escritório e remotos durante as reuniões, a Microsoft vai mudar a aparência das videochamadas no Teams. Agora, a galeria de vídeo poderá ser movida para a parte inferior da tela, tornando o bate-papo da reunião mais visível e adicionando itens como anotações e agendas ao lado da apresentação principal. Segundo a Microsoft, isso deve ajudar os usuários a se sentirem parte integrante de uma reunião, estejam eles no escritório ou trabalhando remotamente.

Esta é uma prévia de como ficará a nova interface de vídeo do Teams. Imagem: Microsoft

Inclusive, para destacar ainda mais os trabalhadores remotos, o novo layout de vídeo expande a galeria de vídeos mostrando as webcams das pessoas em vários monitores quando há menos conteúdo sendo compartilhado. Haverá ainda novas reações ao vivo, um recurso de destaque e a possibilidade de fixar vários streams e bolhas de bate-papo no layout clássico.

Quando falamos sobre videoconferências, também é importante considerar o hardware em que essas reuniões estão funcionando. Portanto, para ajudar a melhorar o trabalho híbrido, a Microsoft diz que está se unindo a uma série de parceiros, incluindo Jabra, Logitech, Poly e Neat para criar novas exibições de vídeo para reuniões. E com alto-falantes inteligentes da EPOS e Yealink, a Microsoft também pode usar o reconhecimento de voz para marcar os oradores atuais e adicionar automaticamente seus nomes às transcrições das reuniões.

E para empresas que investiram em tecnologias mais sofisticadas, como é o caso do Surface Hub, a Microsoft criou uma nova experiência para obter o melhor de todo o espaço da tela e suporte de toque ao utilizar o Teams.

Atualizações do Whiteboard

Imagem: Microsoft

Caso os componentes Fluid não sejam suficientes para estimular a colaboração de toda a equipe, a Microsoft atualizou o Whiteboard (quadro interativo) com novos recursos para oferecer suporte ao trabalho híbrido. A lousa digital ganhou uma nova interface de usuário com uma barra de ferramentas mais abrangente, suporte aprimorado de tinta para canetas stylus, colaboração guiada e mais integração com o Microsoft 365. Foi adicionado ainda um apontador a laser, para ajudar a destacar alguns assuntos durante apresentações digitais.

Integração com Headspace

Finalmente, para ajudar a impulsionar a saúde mental dos funcionários, a Microsoft está introduzindo um novo modo de foco, configurações de tempo de silêncio e integração de meditação do Headspace no Microsoft Viva Insights. Inicialmente, a novidade vai permitir que as pessoas bloqueiem horários em suas agendas para meditar. A partir do final deste ano, também vai incorporar música e cronômetros. Além disso, será mais fácil configurar horários de pausa e silenciar notificações fora do ambiente de trabalho.

Imagem: Microsoft

As novas atualizações de trabalho híbrido da Microsoft serão lançadas gradativamente a partir desta quinta-feira (17). Atualizações e recursos adicionais estão programados ao longo dos próximos meses.

Sair da versão mobile