_Tecnologia

Microsoft cancela o Courier, seu projeto de tablet inovador

De acordo com fontes próximas ao assunto, a Microsoft cancelou o Courier, o tablet protótipo dobrável de duas telas que foi revelado em primeira mão pelo Gizmodo.

De acordo com fontes próximas ao assunto, a Microsoft cancelou o Courier, o tablet protótipo dobrável de duas telas que foi revelado em primeira mão pelo Gizmodo.

Nós soubemos dessa informação na quarta-feira, quando executivos da Microsoft informaram o time interno que estavam trabalhando no tablet que o projeto não teria mais apoio da empresa.  O Courier nunca foi publicamente anunciado ou sequer reconhecido como produto pela Microsoft.

Pareceu, pela informação vazada ano passado, que o Courier era um protótipo que estava quase pronto. A combinação dos dois tipos de tecnologia de toque – com os dedos e a stylus – parecia bastante interessante. Talvez a forte campanha de lançamento do iPad da Apple, por enquanto o único "tablet mobile" de uma grande empresa, tenha feito Ballmer repensar o quanto interessaria à Microsoft estar em um mercado que logo logo poderá estar saturado.

Nós contatamos a Microsoft, que confirmou que o Courier não será produzido. O VP de Comunicação Corporativa da Microsoft, Frank Shaw, nos disse:

A todo momento nós estamos procurando por novas ideias, investigando, testando, incubando-as. Está no nosso DNA desenvolver novos formatos e interfaces mais naturais para aumentar a produtividade e criatividade. O projeto Courier é um exemplo desse tipo de esforço. Ele poderá ser avaliado para uso no futuro, possivelmente em conjunto com outras plataformas, mas nós não temos planos de produzir um dispositivo destes agora. 

É uma pena. O Courier era um dos conceitos mais inovadores a surgir de Redmond em muito tempo. Mas o que nós adoramos em relação ao Courier foi a interface e o pensamento por trás – não necessariamente seu sistema operacional customizado. 

Na verdade, até faz sentido que a Microsoft deixe para lá versões adaptadas de seus principais sistemas operacionais e se preocupe com a unificação do Windows 7 e o Windows Phone 7 por todas as suas plataformas. Tomara que um pouco da engenhosidade vista no Courier apareça nos tablets da Microsoft, sejam eles equipados com o Windows 7 ou o Windows Phone 7. 

Se nós soubermos de qualquer novidade, vocês saberão.

Sair da versão mobile