Há tempos não falamos sobre o Windows Mobile! Descobrimos há algum tempo que brasileiro gosta mesmo é de Windows Mobile, mas a plataforma não teve grandes novidades desde então, agora que a Microsoft está concentrada no Windows Phone. Tão concentrada, na verdade, que vai acabar com a loja de aplicativos na web e backup na nuvem do antigo Windows Mobile.

O Windows Marketplace for Mobile continua disponível no seu celular, para você escolher e baixar apps para WinMo, mas a interface web da loja de aplicativos vai acabar no dia 15 de julho. Provavelmente a Microsoft está reservando o Marketplace na web apenas para apps do Windows Phone.



O Windows Mobile também tinha, desde 2009, o My Phone, um serviço de backup na nuvem que funciona também no Brasil. Ele guarda todos os seus contatos, mensagens, músicas, fotos e vídeos do aparelho – coisa que a concorrência só agora está começando a implementar. Pois bem, o My Phone acaba em 7 de agosto. Parte do conteúdo (contatos, calendário, SMS e fotos) será migrada automaticamente para o Skydrive, enquanto o restante deve ser baixado pelo próprio usuário, como a Microsoft explica aqui. Você tem até 6 de outubro para fazer a parte manual do backup.

O Symbian já esteve na liderança, e agora será gradualmente abandonado pela Nokia. O Windows Mobile já marcou forte presença nos smartphones, mas perdeu quase toda a atenção para o Windows Phone. E assim os grandes caem. [Microsoft; valeu, Marcus!]