Microsoft confirma demissão de mais de 9 mil funcionários

Em última rodada de demissões, em maio, a gigante da tecnologia demitiu 6 mil trabalhadores
Imagem: Unsplash/Reprodução

A Microsoft confirmou uma nova rodada de demissões em massa que atingirá mais de 9 mil funcionários de vários departamentos. Os novos cortes acontecem poucas semanas após a companhia anunciar o desligamento de mais de 6 mil trabalhadores de diversas áreas.

banner

Um dos mais impactados pelos novos cortes é a divisão de games da empresa, a Xbox. Isso porque ela vem sofrendo com cortes massivos ao longo dos últimos anos. No momento, a big tech não divulgou o número exato de profissionais desligados na área, uma das mais lucrativas da empresa.

Em um comunicado distribuído internamente para funcionários da Microsoft, Phil Spencer, que chefia o departamento gaming, disse que a medida foi necessária para garantir o sucesso a longo prazo e permitir que as equipes se concentrem em “áreas de crescimento estratégico”.

“Nossa plataforma, hardware e roteiro de jogos nunca pareceram tão fortes. O sucesso que estamos vendo atualmente se baseia em decisões difíceis que tomamos anteriormente. Precisamos fazer escolhas agora para manter o sucesso nos próximos anos, e uma parte fundamental dessa estratégia é a disciplina para priorizar as oportunidades mais fortes”, de acordo mensagem de Spencer.

Demissão em massa na Microsoft

A gigante da tecnologia demitiu 1.900 funcionários de Activision Blizzard e Xbox em janeiro de 2024. Como parte da reestruturação colocada em prática na ocasião, a empresa ainda fechou estúdios de games. Isso inclui a Tango Gameworks, desenvolvedora de “Hi-Fi Rush”, e Arkane Austin, estúdio por trás de “Redfall”.

Além disso, é importante destacar que a Tango Gameworks foi “resgatada” pouco depois e agora faz parte da Krafton Inc, responsável por “PUBG” e “The Callisto Protocol”.

Depois de cortes nas equipes responsáveis por Azure e encerrar o projeto HoloLens, no ano passado, a Microsoft cortou 6 mil funcionários em maio deste ano. Aliás, a medida radical anunciada há menos de dois meses atingiu trabalhadores de todo o mundo, incluindo profissionais que trabalhavam baseados em território brasileiro.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas