Digitar senhas a cada vez que você precisa acessar uma conta pode se tornar algo desgastante com o tempo, especialmente se você está no esquema home office — trabalhando com o mesmo moletom pelos últimos dois anos e cumprindo a mesma rotina de manhã até a noite. A vida já não está morosa o suficiente? É o que eu me questiono.

A Microsoft vislumbra um mundo livre de senhas, o que devo admitir que é algo interessante. A empresa agora permite que você acesse sua conta Microsoft sem digitar senhas, embora ainda seja necessário o aplicativo Microsoft Authenticator ou uma scan digital do rosto no Windows Hello para fazer login. É possível, também, usar uma chave de segurança externa ou habilitar a autenticação de duas etapas por SMS ou e-mail.

A Microsoft começou a migrar para a autenticação sem senha no início deste ano, permitindo que usuários de contas comerciais acessem contas dessa forma. Agora, a novidade passa a chegar a todos os usuários.

“Estamos implementando isso na Microsoft e quase 100% da companhia já não tem senha”, disse Vasu Jakkal, chefe de segurança, compliance e identidade da Microsoft, em entrevista ao The Verge.

O fato é que ninguém gosta de precisar digitar sua chave de letras e números toda vez que deseja acessar algo. E embora existam muitas opções de gerenciamento de senha disponíveis, incluindo o navegador Edge da Microsoft, ele força você a confiar em um serviço de terceiros sempre que quiser fazê-lo.

A existência das senhas está se tornando cada vez mais ultrapassada à medida que mais aplicativos e serviços possuem várias camadas de segurança. A Microsoft também está, tecnicamente, confiando nisso, ao transferir o trabalho de identificação para recursos como o Windows Hello, que requerem biometria.

Você pode remover a necessidade senha para fazer login em sua conta da Microsoft agora mesmo. Primeiro, baixe o app Microsoft Authenticator no iOS ou Android e configure sua conta. Em seguida, acesse o painel da conta da Microsoft em um navegador e tente fazer login. Você vai precisar verificar seu dispositivo móvel para aprovar a autenticação. No meu caso, ele pediu minha impressão digital antes de permitir o login.

Assine a newsletter do Gizmodo

Quando estiver na página principal de sua conta Microsoft, vá na guia “Segurança”. Role para baixo e selecione “Segurança avançada” e, em seguida, vá até a próxima página, selecionando a seção “Segurança adicional”. Então, basta escolher a opção para uma conta sem senha. Ative a função e, em seguida, o aplicativo Authenticator cuidará do resto. De agora em diante, você só precisa do smartphone para aprovar o login. Se a qualquer momento você quiser desligar o recurso, você pode voltar ao mesmo painel de configurações de segurança e adicionar a opção de senha novamente.