A Microsoft está pronta para revelar a interface do IE9 – mas não antes de seu lançamento no mês que vem. Mas Mary-Jo Foley, da ZDNet, afirma ter encontrado uma amostra do novo formato minimalista do IE9 dentro da área de comunicação no site russo da Microsoft.

Por meio da imagem vazada e com um pouco de tradução, Foley diz que o novo layout consolida as funções existentes para oferecer uma visão mais clara e larga das páginas. A barra de endereços e a caixa de busca serão mescladas em uma só, e menus clássicos como “Favoritos” e “Sites Sugeridos” não são mais vistos, limpando um bom espaço da tela. O Internet Explorer nunca foi exatamente um símbolo de vanguarda no design de sua interface, por isso é interessante ver a Microsoft se arriscando mais, mesmo que em doses menores.

Foley também menciona um sistema que permitira os usuários transformar os sites “conhecidos” e “protegidos” em aplicativos de web que podem ser abertos direto da barra de menu do sistema, como o Fluid já faz. O que conhecidos e protegidos quer dizer, ou se eles realmente foram traduzidos corretamente do russo, ninguém sabe responder. [ZDNet]