_Tecnologia

Microsoft está “decepcionada” com o Google por causa do ActiveSync

A Microsoft ainda não aceitou muito bem aquela história do Google encerrar o suporte do Gmail ao ActiveSync. No mês passado, a empresa se disse “surpresa” com a decisão do Google. Agora comentou novamente o caso se declarando “decepcionada”, não parece estar disposta a fazer com que seus usuários transfiram dados das contas do Google […]

A Microsoft ainda não aceitou muito bem aquela história do Google encerrar o suporte do Gmail ao ActiveSync.

No mês passado, a empresa se disse “surpresa” com a decisão do Google. Agora comentou novamente o caso se declarando “decepcionada”, não parece estar disposta a fazer com que seus usuários transfiram dados das contas do Google para o smartphone com facilidade e voltou a sugerir que os usuários trocassem o Gmail pelo Outlook.com:

“Como muitos, estamos surpresos e desapontados que o Google quer tornar mais difícil para consumidores conectarem suas contas aos dispositivos. Se você quer o melhor email, especialmente para seu telefone ou tablet, agora é uma hora perfeita para se juntar aos milhões que já fizeram a escolha de atualizar para o Outlook.com. Usuários do Windows Phone ainda vão conseguir sincronizar o email do Google via IMAP.”

A Microsoft até pode estar “desapontada” com o Google, mas não deveria – e não deveria também se dizer “surpresa”. Como lembrou Chris Ziegler, do The Verge, a ação do Google estava sendo orquestrada já tinha um tempo, e a Microsoft poderia ter percebido.

“O Google ativou o suporte ao CardDAV em setembro, que foi o momento preciso que a Microsoft devia ter visto a escritura na parede. Significava que o Google finalmente tinha os três padrões abertos para suporte a email (via IMAP), calendários (via CalDav) e contatos sem precisar pagar taxas de licenciamento para a Microsoft para manter o ActiveSync vivo para servir usuários de dispositivos que não sejam Android. O Windows Phone sempre teve suporte ao IMAP, mas não tem ao DAV.”

Ou seja, desde setembro, quando o Google começou a dar suporte ao DAV, a Microsoft poderia ter percebido que havia a possibilidade do Exchange ActiveSync ser abandonado. Ela poderia ter se mexido para impedir o pior aos seus usuários. Pode ser que o CardDAV seja incluído nas próximas atualizações do Windows Phone, mas, até lá, os usuários do sistema móvel da Microsoft terão a opção de não sincronizar todos os dados com o smartphone ou, se preferirem seguir o conselho da Microsoft, vão precisar trocar de email. E nenhuma das duas opções parece muito boa. [The Verge]

Sair da versão mobile