Microsoft estuda lançar versão grátis do Word e Excel

Big tech está testando uma versão gratuita do pacote Office com algumas limitações
Imagem: Unsplash/Reprodução

A gigante Microsoft está testando uma versão grátis do pacote Office. Por enquanto, apenas usuários de algumas regiões selecionadas receberam a novidade, que garante acesso sem custos a ferramentas populares, como, por exemplo, Word, Excel e PowerPoint.

banner

O Office é um conjunto de ferramentas desenhadas para atividades corporativas. O kit oferece programas de edição de texto, criação e organização de planilhas, apresentação de slides, diagramação eletrônica e gerenciamento de e-mails.

Neste momento, para acessar os softwares, é necessário pagar uma assinatura do Microsoft 365, mas agora, o plano é disponibilizar uma versão grátis, subsidiada por anúncios. E, como já era de se esperar, com algumas limitações de recursos, que ficarão restritos à modalidade paga.

Após a informação ser compartilhada em uma reportagem do Beebom, especializado na cobertura de tecnologia, a big tech, finalmente, confirmou a realização dos testes através de um porta-voz. Ao PCWorld, o representante despistou sobre o lançamento da versão com anúncios, afirmando que mesmo com os testes limitados, o lançamento da modalidade gratuita não está nos planos.

Essa nova versão do Office oferece uma interface ligeiramente diferente da que os usuários estão habituados. Durante o uso, será possível observar alguns banners na lateral. Além disso, a empresa pode exibir vídeos curtos de 15 segundos periodicamente — o que pode ser um pouco incômodo para muitos.

Office grátis

Atualmente, é possível acessar uma versão grátis do software da empresa, mas apenas na versão web do 365. A grande novidade agora é que, caso seja implementado pela Microsoft, será possível utilizar os programas de escritório nativamente no Windows.

O Beebom também comunicou que as versões em teste carecem de alguns recursos importantes. Por exemplo, a edição do espaçamento entre linhas, tabelas dinâmicas ou apresentações de slides personalizadas, o que a depender da tarefa pode fazer muita falta.

Embora a Microsoft esteja evitando comentar detalhes sobre a realização dos testes, a expectativa é que mais regiões recebam o Office gratuito em breve.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas