_Windows

Microsoft vai revelar ‘a próxima geração do Windows’ em evento no dia 24 de junho

Sem dar muitos detalhes, empresa deve anunciar melhorias de performance e mudanças significativas no visual do sistema.

Imagem: Arnav Singhal/Unsplash

Imagem: Arnav Singhal/Unsplash

A Microsoft já confirmou que planeja mais algumas atualizações para o Windows 10 ainda este ano. Mas tem mais: no próximo dia 24 de junho, a empresa fará um evento online no qual promete exibir “a próxima geração do Windows”. A apresentação, que poderá ser assistidas pelos canais da companhia, está marcada para às 10h da manhã, no horário de Brasília.

O evento contará com a participação do CEO da Microsoft, Satya Nadella, e do chefe de produto do Windows, Panos Panay. Embora o convite do evento não traga nenhuma informação específica, Nadella comentou semana passada um pouco do que podemos esperar desse grande update para o sistema operacional.

“Em breve, compartilharemos uma das atualizações mais significativas da última década do Windows para desbloquear grandes oportunidades econômicas para desenvolvedores e criadores. Eu tenho hospedado o sistema sozinho nos últimos meses e estou incrivelmente animado com a próxima geração do Windows”, disse o executivo.

Ao citar “oportunidades econômicas”, é provável que Nadella esteja se referindo, em partes, à uma nova loja de aplicativos para Windows. O rumor é que a companhia vai permitir que os desenvolvedores hospedem qualquer ferramenta dentro da loja, bem como sistemas distintos de pagamento (caso as ferramentas possuam microtransações).

Outra das principais mudanças que são alvo de especulação é na interface, que internamente tem sido chamada de atualização “Sun Valley”. A Microsoft já vem anunciando alterações no design da plataforma, incluindo nos ícones de sistema — os símbolos do Windows 95, por exemplo, serão substituídos por versões atualizadas.

Também são esperadas melhorias que visam otimizar a performance do Windows. Muitas delas devem ser resultado da integração do recém-descontinuado Windows 10X, versão do sistema construída originalmente para dispositivos com mais de uma tela. Além de elementos visuais, a Microsoft já começou a implementar alguns recursos do 10X no Windows 10, por meio do programa Insider.

[Microsoft, The Verge]

Sair da versão mobile