_Microsoft

A Microsoft quer que você faça o seu lanche sem irritar seus colegas de videoconferência

A Microsoft está desenvolvendo uma tecnologia de inteligência artificial que pode identificar sua voz e filtrar outros sons.

Crédito: Dan Kitwood (Getty Images)

Embora essa pandemia de COVID-19 tenha feito com que mais de nós trabalhe de casa, alguns ainda podem estar tentando se acostumar à videoconferência ou, pelo menos, conversando em um fone de ouvido ou laptop com microfone embutido. O som de nossos dentes triturando salgadinhos, biscoitos ou qualquer outra coisa que faça barulho, quando mastigada diretamente em um microfone, pode parecer que você está bem próximo ao ouvido de alguém.

Não é agradável em circunstâncias normais, mas é especialmente desagradável se você tiver Misofonia (quando certos sons desencadeiam uma resposta física ou emocional). Não há nada pior do que tentar fazer uma apresentação remota ou relaxar com um jogo de Overwatch quando seus tímpanos são atacados do nada.

A Microsoft quer mudar isso, no entanto. Segundo a CNET, a empresa está atualmente desenvolvendo tecnologia de inteligência artificial que pode “identificar sua voz e filtrar outros sons”. Você não apenas deixaria de ouvir alguém mastigando salgadinhos, mas aspiradores, cães latindo, sirenes do carro de bombeiros, carros buzinando, crianças na rua, qualquer ruído de fundo que normalmente é capturado por um microfone não será mais um problema. A Microsoft chama isso de “supressão de ruído em tempo real”.

Microfones como o Blue Yeti X são famosos por serem muito sensíveis. Mesmo fones de ouvido com “microfones com cancelamento de ruído” não são totalmente imunes aos sons de alguém mastigando. Mas, de acordo com a CNET, em uma demonstração no início desta semana do principal gerente de programas da Microsoft, Robert Aichner, a tecnologia da empresa removeu completamente o som de Aicher mexendo em um pacote de salgadinho. Você pode ver um vídeo disso em ação na CNET, e realmente funciona. Através do fone de ouvido de Aichner, você pode ouvir claramente o farfalhar antes que ele aplique o filtro. Depois que ele aplica o filtro, o barulho desaparece. Não é suprimido. Desaparece completamente.

Infelizmente, esse não é um recurso que você pode aplicar a qualquer programa de bate-papo como o Zoom ou o Discord. É apenas para o Microsoft Teams e estará disponível ainda este ano. Até lá, e para todos os outros usuários de uma plataforma de bate-papo diferente, lembre-se de silenciar seus microfones.

Sair da versão mobile