Cumprindo promessa feita há poucas semanas, a Microsoft liberou hoje uma versão “pre-release” do Internet Explorer 10 para Windows 7. Ele não muda muito visualmente, mas traz várias melhorias internas que valem a atualização.

A principal diferença entre o IE10 do Windows 7 para o do Windows 8 é o sumiço da versão Metro do navegador, aquela em tela cheia e com a interface adaptada para o uso com os dedos. O pre-release liberado hoje é visualmente idêntico à versão para a área de trabalho do Windows 8 que, por sua vez, não muda em relação ao IE9.



As grandes mudanças são internas. O IE10 está ainda mais compatível com tecnologias e recursos modernos de exibição e processamento de páginas. Ele aprendeu vários truques de CSS3, HTML5, ganhou melhor suporte a aplicações web offline e outros recursos que o tornam um navegador mais sofisticado. A Microsoft também destaca o aperfeiçoamento na aceleração via hardware e a nova versão do Chakra, a engine de JavaScript.

Apesar das melhorias, essa ainda não é a versão final do IE10 para Windows 7 — ela continua sem data para sair. Faça o download, por ora apenas em inglês, aqui (x86) ou aqui (x64). [SuperSite for Windows]