Microsoft mexe (de novo) no menu Iniciar do Windows; veja o que muda
Engana-se quem pensa que a Microsoft cansou de fazer mudanças no Windows. A nova modificação é no menu iniciar do Windows 11, a fim de oferecer uma experiência mais organizada. Além disso, ele se adaptada às necessidades dos usuários.
A atualização, revelada recentemente pelo portal Windows Latest, traz mudanças no design e na funcionalidade. O novo menu iniciar, que está sendo gradualmente disponibilizado aos usuários, adota um formato semelhante ao das “Live Tiles”, do Windows 8.
A diferença do Windows 8 é que a nova versão será com uma abordagem mais refinada e menos invasiva. Em vez de uma tela cheia de blocos coloridos e dinâmicos, o novo design do Windows 11 agrupa aplicativos e informações de maneira mais coesa e esteticamente agradável.
Xiaomi Redmi Note 13 com tela 120Hz, câmera de 108MP e carregamento 33W
Aproveite a oferta Amazon de um dos celulares mais vendidosAlém disso, uma das principais inovações é a capacidade de personalizar e agrupar os aplicativos em categorias específicas. Essa funcionalidade visa facilitar a gestão e o acesso rápido aos programas mais utilizados.
Os usuários podem criar grupos personalizados para diferentes tipos de aplicativos, como trabalho, entretenimento ou produtividade, tornando a navegação mais intuitiva e eficiente.
Assim, o novo menu iniciar permite uma integração mais profunda com as funcionalidades do Windows 11, como o Widgets e o painel de notificações.
Isso significa que os usuários terão acesso a informações relevantes, como o clima e atualizações de notícias, diretamente no menu iniciar. Ou seja, sem precisar navegar por múltiplos menus ou aplicativos.
O Windows Latest destaca ainda que o novo design também melhora a estética geral do sistema operacional. Agora, os ícones dos aplicativos são mais refinados. Além disso, eles têm um estilo visual mais coerente com o restante da interface do Windows 11.
Fim do suporte para o Windows 10
Em junto deste ano, uma atualização na página de suporte do Microsoft revelou que o Windows 10 deixará de receber atualizações de segurança a partir de 14 de outubro de 2025. Agora, a empresa recomenda aos usuários que ainda usam a versão do sistema operacional a atualização imediata para o Windows 11.
Lançado em 2015, a versão do software foi um enorme sucesso entre os usuários de PC. E, até hoje, conta com uma grande base de usuários. Uma vez que muitas pessoas ainda não se sentem totalmente seguras de migrarem para a versão mais moderna do SO da marca.
Atualmente, aproximadamente 67% dos usuários de PC ainda preferem o Windows 10, enquanto apenas 28% utilizam o Windows 11, número que a Microsoft segue lutando para aumentar. Os outros 5% estão divididos em versões anteriores do sistema operacional, com o Windows XP, Vista, 7, 8, 8.1, que já não contam com suporte há algum tempo.
Confira como atualizar para o Windows 11
- O primeiro passo é acessar o site oficial do Windows 11 e clicar no botão “Baixar o assistente de instalação do Windows 11”;
- Depois disso, o arquivo será iniciado de maneira automática e ficará disponível dentro da pasta “Downloads” no Windows Explorer;
- Em seguida, o usuário precisará abrir o assistente e seguir as instruções exibidas na tela para concluir o processo de atualização;
- Por fim, será necessário reiniciar o computador para gravar as alterações realizadas.