_Windows

Microsoft mostra Windows Phone 7 e de repente tudo muda

  A Microsoft cansou de ser chamada de "assassina" da inovação. Agora há pouco, aqui no Mobile World Congress em Barcelona, a empresa mostrou como será a cara dos smartphones com Windows Mobile 7, que sairão no fim deste ano. A nova interface não é apenas fantástica. É a primeira grande inovação em termos de como se usa um celular em anos. "Nada contra PCs, eu os amo. Mas o celular tem que ser alguma coisa diferente dessa coleção de ícones em uma tela parada, como no computador", falou Joe Belfiore, executivo responsável pelo time que ressuscitou a plataforma mobile da Microsoft. E parece que eles têm razão. Se o Android é legal por ser a cópia mais próxima da interface do iPhone, o Windows Phone 7 apresenta uma proposta bastante diferente. E me deixou empolgadíssimo. Assista alguns vídeos e concorde comigo.

A Microsoft cansou de ser chamada de "assassina" da inovação. Agora há pouco, aqui no Mobile World Congress em Barcelona, a empresa mostrou como será a cara dos smartphones com Windows Mobile 7, que sairão no fim deste ano. A nova interface não é apenas fantástica. É a primeira grande inovação em termos de como se usa um celular em anos. "Nada contra PCs, eu os amo. Mas o celular tem que ser alguma coisa diferente dessa coleção de ícones em uma tela parada, como no computador", falou Joe Belfiore, executivo responsável pelo time que ressuscitou a plataforma mobile da Microsoft. E parece que eles têm razão. Se o Android é legal por ser a cópia mais próxima da interface do iPhone, o Windows Phone 7 apresenta uma proposta bastante diferente. E me deixou empolgadíssimo. Assista um vídeo, veja algumas imagens e concorde comigo.

A ideia é integrar tudo que é da web e tentar "ler" o que você gosta mais, e mostrar o que você quer. Todos os menus, com letras enormes, são insanamente rápidos, e até o Outlook parece ser gostoso de usar. A página inicial muda constantemente de acordo com o que seus contatos favoritos fazem, ou o último artista que você ouviu, ou a sua última conquista em um jogo de celular (sim, você fará achievements em joguinhos de celular que virararão pontos para o seu gamerscore).

O Bing, que é bem mais esperto em outros países, trabalhará com a ferramenta de mapas integrada, por exemplo, com sites como o Qype, que tem avaliação de usuários para restaurantes: na demonstração, ao apertar o botão dedicado de busca e procurar por "sushi", pipocaram no mapa restaurantes próximos do usuário. Era possível clicar em cada um, ligar diretamente ou ver as avaliações do pessoal do Qype – sem tocar no browser, que infelizmente é um Internet Explorer, mas aparentemente mais rápido e bonito. A integração com o Office parece ser perfeita, e a lista de contatos é de longe a mais legal que eu já vi.

 

Tentarei colocar as mãos em um protótipo para fazer um vídeo em PT-BR explicando melhor a interface. Sem tanta informação você pode ficar confuso em termos de qual o motivo de tanta excitação. "Eles substituiram os ícones por letras grandes", você pode pensar. Não é só isso. Eles fizeram o celular ficar efetivamente mais esperto, fácil e principalmente divertido de usar. Ele é muito, muito parecido com o Zune HD. Eu tenho um Zune HD e é o meu gadget favorito, acho a interface sensacional, então talvez exista alguma parcialidade do meu lado. Mas com todos que conversei aqui, e em artigos diferentes, como dos nossos amigos do Giz US ou do Engadget, a sensação é a mesma. A Microsoft finalmente entrou no jogo de smartphones. Para valer, com algo efetivamente inovador. 

Mais detalhes, direto de Barcelona, em breve.

Sair da versão mobile