O Windows 11 tem previsão de lançamento para este ano, e com ele chegarão novas versões de aplicativos famosos do sistema, como Paint e Fotos. Felizmente, não teremos que esperar até o final de 2021 para saber como as ferramentas deverão ficar na plataforma, já que, segundo o site Windows Latest, imagens vazadas dos serviços já podem ser encontradas na internet.

As fotos foram publicadas no banco de imagens Unsplash. No caso do Paint, o aplicativo ganhou o design característico do Windows 11: o antigo menu da faixa de opções está indo embora e será substituído por um cabeçalho mais completo. A barra de ferramentas simplificada também coloca os botões Desfazer e Refazer na parte superior, próximos às opções Arquivo e Exibir. E, claro, a janela toda tem cantos arredondados.

No entanto, não parece que existam funções adicionais. E sejamos realistas: o Paint nunca foi um editor gráfico completo, pelo menos não na linha do Photoshop. Ele foi e sempre será um programa para fazer desenhos grosseiros e recortar ou redimensionar rapidamente imagens de forma simples.

Imagem: Microsoft via Unsplash

Ainda assim, para os amantes do Paint, a atualização pelo menos sinaliza que a Microsoft não planeja descontinuar o programa. Em 2017, a empresa colocou o Paint em uma lista de serviços obsoletos, o que significa que ele não seria mais desenvolvido ativamente, nem que ganhará recursos excepcionais. Na época, isso gerou temores de que a Microsoft planejasse eliminar totalmente o Paint, mas esse não foi o caso: o programa se tornou fixo no Windows 10. Houve ainda outro susto no ano passado, quando alguns usuários descobriram que uma atualização removeu não apenas o Paint, mas também o Notepad e Wordpad.

Assine a newsletter do Gizmodo

Quanto ao aplicativo Fotos, além de uma nova interface, parece que haverá uma experiência de edição renovada que se apoia no que já estamos acostumados a ver nos apps de imagem em nossos smartphones. Mas em questão de funcionamento, nada deve mudar comparado ao que já existe hoje no Windows 10.

Imagem: Microsoft via Unsplash

Não são apenas o Paint and Fotos que receberão uma repaginada no Windows 11. Outros aplicativos do Windows, como Relógio, Office, Bloco de Notas, entre outros, também serão atualizados nas próximas semanas. No momento, o novo sistema e seus aplicativos atualizados podem ser testados por usuários do programa Windows Insiders.