O Windows 8 ganhou alguns controles por gesto no trackpad, mas eles ainda estavam longe do ideal e dependiam também da qualidade dos trackpads dos notebooks. Para o Windows 8.1, a ideia é melhorar essa experiência, e, para isso, é preciso melhorar os touchpads.

A Microsoft trabalha com a Intel e com a Synaptics em uma solução para os trackpads do futuro. A ideia é que, a partir do Windows 8.1, os touchpads funcionem mais como pequenas touchscreens, mais ou menos como o trackpad funciona no MacBook.

Durante o Build, na semana passada, o gerente de programa do Windows, James Clarke, falou um pouco sobre a ideia de melhorar o controle do Windows pelo trackpad. Ele explicou que a empresa está trabalhando ao lado da Intel em um dispositivo conceitual chamado Precision Touchpad, que, apesar de ainda estar em fase inicial de desenvolvimento, pode dar as cara em alguns laptops lançados no fim deste ano.

Não sabemos quais fabricantes podem usar o Precision Touchpad, mas é interessante ver a Microsoft se preocupando em melhorar a experiência nos trackpads – afinal, não são todos os laptops com Windows 8 que tem touchscreen, então é bom oferecer aos usuários uma alternativa de qualidade nos aparelhos. [The Verge]

Foto via Luiz Gallardo/Flickr