A Microsoft criou um software que consegue analisar sua fala, para então traduzi-la e depois falar a tradução usando o seu tom de voz. No futuro, será como um computador falando como você, porém em outro idioma.

Como explica Rick Rashid, chefe da Microsoft Research, eles usaram a voz de chineses para elaborar o sistema que converte texto (em mandarim) para fala. No entanto, ele aprende a falar como você: a voz da tradução é modulada usando a sua voz.

Rashid demonstra isso no vídeo acima: a parte boa começa no ponto 6:20, mas se você tiver tempo, vale a pena assistir tudo.

Veja que o resultado não fica perfeito: ainda dá para notar que a voz da tradução é artificial, mas ela parece próxima ao tom de voz de Rashid. É bem promissor.

Este é um avanço na análise de fala, e não foi fácil. Para chegar a um estágio em que isso é possível, foi necessário fornecer ao software várias horas da voz de uma única pessoa. Isso não é algo que pode ser usado casualmente por qualquer um.

E ele ainda precisa aumentar a precisão: o sistema erra uma em cada oito palavras. Mas ainda é impressionante pensar que um computador pode analisar a voz de uma pessoa, traduzi-la, e então usar seu conhecimento de voz para recriar o que ela disse em um idioma diferente – porém mantendo o tom de voz. [YouTube via The Next Web]