Microsoft ressuscita editor de texto clássico do MS-DOS

A velhaconhecida ferramenta de código aberto agora está disponível para Windows, MacOS e Linux; confira detalhes
Microsoft ressuscita editor de texto clássico do MS-DOS
Imagem: MWikimedia Commons/Reprodução

Recentemente, a Microsoft disponibilizou uma versão atualizada do editor de texto do MS-DOS. A aplicação é um dos maiores clássicos da história da computação. Sua estreia foi há mais de 30 anos, em 1991. Agora ele está retornando para o Windows, macOS e até Linux.

Como fica a ferramenta de texto do MS-DOS

banner

O retorno, agora como ferramenta de código aberto, agradou bastante aos internautas mais nostálgicos. No Reddit, o perfil “linuxmasterrace” comemorou a possibilidade de utilizar a ferramenta em seu computador com Linux depois de três décadas de espera.

30 years of waiting, and I can use MS Edit on Linux
byu/SelfRefDev inlinuxmasterrace

O MS Edit é considerado um marco na informática, uma vez que representou um grande avanço para os programas do gênero durante a década de 1990. Ele apresentou uma série de ferramentas e recursos que se tornaram indispensáveis para os utilitários lançados nos anos e décadas seguintes.

Um dos principais destaques do app era a possibilidade de visualização em tela cheia, algo inédito para a época, assim como o suporte ao mouse e menus suspensos. Além disso, a navegação mais simples tornou a ferramenta muito mais acessível para quem não era um especialista no assunto.

Anteriormente, o software de edição de texto mais popular era o EDLIN, lançado originalmente em 1980. O programa tinha interface pouco amistosa e era bem complicado de utilizar, sem contar os comandos difíceis de memorizar e que eram necessários para utilizar bem a plataforma.

Inmet emite alerta laranja para queda de temperatura em vários estados

Estudo científico mostra que torcida de futebol vibra mais antes da bola rolar

Não recomendado para iniciantes

Alguns desses comandos mais “avançados” foram preservados e estão presentes em editores disponíveis para Linux, sistema que normalmente é utilizado por pessoas com alto nível de conhecimento em TI. Embora ainda funcionem bem, este tipo de editor não é muito recomendado para iniciantes ou pessoas com pouco conhecimento em temas de informática.

O Vim, por exemplo, virou meme justamente por sua capacidade de confundir usuários iniciantes. Atualmente, é possível encontrar uma série de páginas oferecendo instruções para “salvar e sair do editor”, tarefa que não é muito complicada, mas para quem não está familiarizado com a ferramenta pode ser um pouco desafiadora.

Vinicius Marques

Vinicius Marques

É jornalista, vive em São Paulo e escreve sobre tecnologia e games. É grande fã de cultura pop e profundamente apaixonado por cinema.

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas