Na semana passada, rumores confiáveis diziam que a Microsoft criou um novo navegador para o Windows 10: ele teria visual semelhante ao Chrome/Firefox e suporte a extensões. Agora, Tom Warren do The Verge revela alguns possíveis novos detalhes sobre o “Spartan”. Eles farão você mudar de browser?

>>> Vídeo mostra futuras novidades do Windows 10: Cortana, apps universais e mais

O futuro navegador da Microsoft aparentemente estará cheio de recursos que nenhum outro oferece atualmente, que parecem se encaixar muito bem com as iniciativas da empresa em outras áreas.

Segundo o The Verge, a assistente Cortana virá embutida no novo navegador. Mas, em vez de (ou além de) comandos por voz, ela trará informações sobre voos, reservas de hotel, rastreamento de pacotes e outras informações úteis. A Cortana deve substituir o Bing no navegador.

Se você (assim como eu) abre infinitas abas no navegador, o Spartan promete oferecer uma nova forma de agrupá-las. Isso existe no Firefox e existia no Opera, e é algo bem-vindo.

Além disso, haverá suporte a anotações: se você estiver lendo uma página da web em seu tablet Surface, pode usar a caneta para marcar uma página. Isso será salvo no OneDrive e você poderá compartilhar com outras pessoas que, por sua vez, poderão editar a imagem e fazer mais anotações.

O The Verge reitera que a interface do Spartan “parece uma versão simplificada do Chrome” no desktop. Ele também deve estar presente em tablets e smartphones, seguindo a estratégia unificadora da Microsoft para o Windows.

Vale lembrar que, por motivos de compatibilidade, o Internet Explorer não será eliminado do Windows 10 – ou seja, a Microsoft não vai forçar todo mundo a abandonar o IE.

Nós provavelmente teremos detalhes oficiais sobre o Spartan em 21 de janeiro, quando a Microsoft levará convidados ao seu campus em Redmond para “falar sobre o próximo capítulo do Windows 10”. [The Verge]

Imagem via rethinkie.com