_Apple

Microsoft quer driblar regras da Apple e colocar streaming de jogos no iOS via navegador

A Microsoft decidiu contornar as políticas da Apple fornecendo acesso aos jogos em nuvem do Xbox em iPhones e iPads pelo navegador.

Captura de tela: Microsoft

No mês passado, a Apple atualizou suas diretrizes para a App Store com relação ao streaming de jogos com uma nova linguagem que efetivamente colocou um ponto final nos aplicativos de streaming de jogos independentes. Portanto, em um esforço para contornar as políticas da Apple e fornecer acesso aos jogos em nuvem do Xbox em iPhones e iPads, a Microsoft está se voltando para sua única opção: a web.

Com base nas informações detalhadas pela primeira vez pelo Business Insider, durante uma reunião geral no início desta semana, o chefe de Xbox, Phil Spencer, disse aos funcionários que a Microsoft está planejando trazer o streaming do Xbox Game Pass Ultimate (anteriormente conhecido como xCloud) para iOS usando um ” solução baseada em navegador direto”, com um lançamento previsto para algum momento de 2021.

De acordo com as diretrizes da Apple, para que um aplicativo de streaming de jogo seja aprovado na App Store, um desenvolvedor precisa criar listagens individuais da App Store para cada jogo disponível dentro do aplicativo, o que cria uma enorme dor de cabeça para os desenvolvedores e potencialmente cria problemas sobre direitos autorais. Questões semelhantes também são o motivo pelo qual a Microsoft decidiu encerrar seu xCloud beta no iOS no início de agosto, o que mais tarde levou a Apple a atualizar suas políticas e esclarecer suas diretrizes. No entanto, as diretrizes da Apple afirmam que, em vez de ter um aplicativo independente, “há sempre a internet aberta e os aplicativos de navegador da Web para alcançar todos os usuários fora da App Store”.

Adotar uma abordagem baseada na web ou no navegador para streaming de jogos é semelhante a como o Google Stadia funciona no desktop (que usa o Chrome para exibir o conteúdo do jogo) e o novo serviço de streaming de jogos Luna da Amazon, que estará disponível primeiro no iOS durante o período beta, com suporte para dispositivos Android a seguir. É também o método que a Pax, fabricante de cigarros eletrônicos de maconha, optou depois que a Apple expulsou ela e outros aplicativos de maconha da App Store no ano passado.

Dito isso, embora usar a web para obter streaming do Xbox Game Pass Ultimate para iOS possa ser o caminho mais direto da Microsoft, parece que a empresa também não está abandonando seus sonhos de um aplicativo independente, com fontes que conversaram com o The Verge alegando que ela continuará o desenvolvimento de um aplicativo que a Microsoft “espera que também seja executado na plataforma da Apple”.

O motivo principal dos esforços de streaming de jogos da Microsoft é que a empresa simplesmente quer tornar o Xbox Game Pass Ultimate o mais acessível possível, porque de acordo com The Verge, na mesma reunião geral, Spencer também mencionou trazer o xCloud para PCs com Windows 10 em algum momento do ano que vem também.

Portanto, embora o streaming de jogos ainda seja um conceito relativamente novo (o Google Stadia celebrará seu primeiro aniversário em novembro), muitos dos maiores players de tecnologia já investiram uma tonelada de recursos para quebrar a cadeia entre os jogos e a exigência de hardware local para executar esses jogos. E com uma série de empresas se voltando para a web para contornar as plataformas online territoriais, esperamos que os usuários possam escolher o serviço que funciona melhor para eles, independentemente do ecossistema.

Sair da versão mobile