O Windows 8 está chegando, e a Microsoft espera que ele agite o mundo da computação. E uma das novidades será a Windows Store, exibida ontem em um evento da empresa. Esta loja será o lugar para encontrar apps, jogos e conteúdo no estilo Metro.

Então não se trata apenas de apps: serão filmes, livros, revistas e jogos também. Uma app store para rivalizar com as outras – este é o plano da Microsoft. E eles vão devolver mais dinheiro aos desenvolvedores: serão 70% como em outras lojas, mas quando as vendas ultrapassarem US$25.000, o desenvolvedor recebe 80% da receita. E você poderá pagar em reais! A Windows Store abre em fevereiro, mas em fase beta: inicialmente, ela terá apenas apps gratuitos, e o desenvolvedor precisa de convite para colocar seu app lá.

Será interessante ver se ela realmente vai dar certo. Você compraria apps na Windows Store? A Central de Programas do Ubuntu existe há um bom tempo, mas o foco são apps gratuitos (há apps pagos também). Quando a Apple lançou a Mac App Store, alguns achavam que ela não iria decolar, que usuários de desktop não queriam um ambiente de app store. Mas agora, parece que ela deu certo. E no Windows? [Microsoft via Engadget]