Neste fim de semana, a Microsoft realizou a conferência X018 em que fez anúncios bem importantes para sua plataforma de games. O principal deles é o suporte a mouse e teclado para o Xbox One a partir de 14 de novembro. Outra notícia relevante é que o mercado brasileiro em 2019 vai receber o XAC (Xbox Adaptive Controller), o controle voltado para pessoas com mobilidade reduzida.

Começando pelo uso de periféricos no Xbox One, a Microsoft diz que o suporte aos jogos vai ser gradual. Logo na data de estreia, donos do console poderão já jogar Warframe. Depois de um tempo —  a Microsoft só fala que será muito em breve — estará disponível o maior jogo da atualidade: Fortnite. Isso pode ser interessante, pois colocará os jogadores do console da Microsoft em pé de igualdade com os da Sony, que já oferece isso no Playstation 4.

Sony começa a liberar suporte a jogos multiplataforma no PS4, e Fortnite é o primeiro título

Abaixo, a lista completa de games que já oferecerão suporte, além desses que já foram citados:



Novembro
Bomber Crew
Deep Rock Galactic
S
trange Brigade
Vermintide 2
War Thunder
X-Morph Defense

Posteriormente
Children of Morta
DayZ
Minion Master
Moonlighter
Vigor
Warface
Wargroove

De acordo com a Cnet, o suporte aos periféricos depende dos desenvolvedores dos games habilitarem a função, e os donos dos consoles poderão usar tanto as conexões USB do videogame como a conexão sem fio para utilizar os acessórios.

A Microsoft falou ainda sobre uma linha de acessórios desenhados para Xbox One. Na prática, estes periféricos contarão com um botão Xbox e ainda oferecerão suporte ao sistema dinâmico de iluminação A Razer vai ser a primeira marca a oferecer estes produtos, que devem ser mostrados na CES 2019, feira de tecnologia em Las Vegas realizada anualmente em janeiro.

Xbox Adaptive Controller vai chegar ao Brasil em 2019

Em maio, a Microsoft mostrou o XAC (Xbox Adaptive Controller), que é basicamente um controle para pessoas com mobilidade limitada. A companhia revelou que ele estará disponível em 17 novos mercados em 2019, incluindo o Brasil.

A Microsoft desenvolveu um controle de Xbox para deficientes com mobilidade limitada

O mais interessante desse sistema voltado para pessoas com deficiência é que ele permite customizar a experiência. Ele consiste numa espécie de arcade, em que há dois pads grandes e um direcional, juntos com a variedade típica de botões e menus de navegação.

Solomon Romney (à direita) utilizando o Xbox Adaptive Controller. Crédito: Microsoft

Não há previsão de preço. No entanto, nos EUA, onde já está disponível, o controle voltado para deficientes custa US$ 100.

[Cnet e Microsoft]