A Microsoft vem divulgando aos poucos as informações do Xbox Series X desde o fim do ano passado, quando anunciou seu próximo console. Agora, uma nova rodada de rumores pode fornecer algumas dicas sobre o próximo evento da empresa e dar uma ideia do que deve ser uma versão mais barata e básica do Xbox Series X.

A linha Xbox Series X poderá ser semelhante à do Xbox One, que inclui o Xbox One X, mais poderoso, e o Xbox One S, mais acessível. Segundo o Windows Central, a Microsoft está trabalhando em uma versão mais barata do Xbox Series X sob o codinome “Lockhart”. Em vez de um nome oficial, muitos apelidaram este Xbox menos potente como Xbox Series S.



Embora se espere que o Lockhart ofereça suporte a jogos e experiências da próxima geração, os rumores dizem que seu desempenho chega a apenas quatro teraflops — significativamente menor do que os 12 teraflops que a Microsoft afirma que o Xbox Series X pode produzir.

Isso significa que, para atingir essa combinação de preço e velocidade, a Microsoft certamente teria que reduzir ou diminuir o suporte a recursos mais sofisticados, como saída de vídeo 4K, taxa de atualização de 120Hz, ray tracing ou armazenamento.

Aparentemente, o desenvolvimento do Lockhart está se aproximando da fase de estar pronto para produção. O Windows Central afirma que alguns funcionários em breve poderão levar protótipos de pré-produção para testes em casa.

Surface e Xbox

Mas talvez o maior impacto dessa informação seja que, quando combinado com rumores recentes sobre os próximos dispositivos Surface, incluindo o Surface Go 2 e o Surface Book 3, parece que a Microsoft pode estar se preparando para realizar um lançamento conjunto para as duas linhas de produtos em maio.

Esta renderização do Xbox Series S feita por um fã mostra como pode ser o visual de um Series X mais barato. Foto: usuário do reddit u/jiveduder

Um evento da Microsoft no final de maio ajudaria a substituir o vazio deixado após o cancelamento da E3 devido à pandemia de coronavírus. Também serviria como um ataque à Sony, que ainda não revelou muitas informações importantes sobre o PS5, incluindo o design do console e muitas de suas características e especificações.

Fones de ouvido

Além disso, a Microsoft também está trabalhando em alguns novos acessórios projetados para uso com a família Xbox Series X/S, incluindo um novo fone de ouvido totalmente sem fio que será compatível com o Xbox de última geração e outros dispositivos, como PCs, telefones e tablets.

Vale lembrar que a Microsoft lançou os Surface Headphones em 2018 bem antes de anunciar os Surface Earbuds, que ainda nem foram lançados. Portanto, criar fones de ouvido sem fio para games faz muito sentido dentro do catálogo da Microsoft.

Dito isto, com todos os rumores, é importante não tratar essas informações como certeza. Dada a competição acirrada com a Sony, a Microsoft provavelmente está guardando algumas surpresas para serem anunciadas mais perto do lançamento do Xbox Series X, que deve acontecer no segundo semestre. Como o desenvolvimento do console ainda está em andamento, muitos detalhes menores podem mudar.