A Microsoft anunciou que vai usar Minecraft como um espaço para construir, testar e desenvolver novos sistemas de inteligência artificial. A nova plataforma, desenvolvida por acadêmicos, será disponibilizada nos próximos meses.

Uma equipe do laboratório de pesquisa da Microsoft em Cambridge, no Reino Unido, foi quem desenvolveu o sistema, chamado AIX. Os pesquisadores dizem que as possibilidades infinitas de Minecraft fazem do jogo uma área ideal para testes de sistemas de AI.

Por exemplo, os pesquisadores estão tentando criar uma inteligência artificial que navegue pelo mundo virtual e suba até o ponto mais alto usando a mesma razão que usaria um humano. A vastidão faz do desafio algo mais interessante do que a mesma coisa feita em um laboratório, como explica a equipe:

O agente começa sem saber nada sobre o ambiente ou até mesmo sobre o que ele precisa fazer. Ele necessita entender os arredores e descobrir o que é importante – subir – e o que não é, como por exemplo se está claro ou escuro. Ele precisa passar por testes de acerto e erro, incluindo quedas em rios e poços de lava. E ele precisa entender – através de recompensas incrementais – que alcançou a totalidade ou parte do seu objetivo.

Mas esse é apenas um exemplo. A esperança é que os pesquisadores sejam capazes de combinar técnicas existentes de AI para criar sistemas mais complexos, e testá-los em um mundo virtual rico.

O sistema AIX já está sendo oferecido para pesquisadores ao redor do mundo para que eles comecem a trabalhar nele e a equipe planeja torná-lo disponível através de uma licença de código aberto. O software estará disponível para Windows, Linux e OS X.

[Microsoft via BBC]