Até esse arcade minúsculo é melhor para jogar games clássicos do que os smartphones

Fliperamas em miniatura foram revelados na Toy Fair e devem chegar às lojas ainda neste ano

A emoção de perceber que você pode jogar em seu smartphone os jogos clássicos de fliperama com que você cresceu passa imediatamente logo que você tenta guiar o Pac-Man por um labirinto usando os controles de touchscreen. É tão, mas tão frustrante que você pode muito bem considerar a ideia de carregar por aí uma dessas máquinas de arcade incrivelmente minúsculas em seu bolso, além de seu celular.

• Castlevania vai virar série em 2017 nas mãos do Netflix
• Pokémon Go ganha atualização com mais de 80 criaturas das versões Gold e Silver

Quando um jogo é especificamente projetado para ser jogado utilizando o touchscreen, como Angry Birds ou Super Mario Run, a experiência pode ser bastante prazerosa, já que interagir diretamente com personagens na tela permite alguns elementos únicos de jogabilidade.

pac-man

Mas os jogos desenvolvidos na década de 1980, quando touchscreens eram, no máximo, bem primitivos, foram desenhados em torno de joysticks, botões e outras peças físicas. Replicar esses controles em botões touchscreen significa que você estará constantemente desviando o olhar do jogo em si para se certificar de que seus dedos estão no local correto. É uma distração extra da qual você não precisa quando está tentando ser mais rápido que um bando de fantasmas.

A Super Impulse, empresa responsável por fazer miniaturas de tudo, de cubos mágicos a versões em tamanho de chaveiro do Stretch Armstrong, vem aí com uma nova série de quatro cabines de fliperama incrivelmente minúsculas, apresentando versões licenciadas de Pac-Man, Ms. Pac-Man, Space Invaders e Galaxian.

mini-fliperama-2

Os protótipos que pudemos testar na Toy Fair apresentavam os mesmos gráficos que as cabines de arcade originais da Namco, além de um pequeno joystick e um par de botões. Esses controles pareciam mais “barulhentos” e rígidos do que os joysticks e botões dos arcades de que nos lembramos quando criança, mas ainda muito mais naturais do que usar controles simulados na tela para jogar esses clássicos.

Cada cabine de arcade abastecida a pilha vem com apenas um jogo, e, mesmo que você não use óculos, provavelmente terá que cerrar os olhos para ver naquelas telas minúsculas. Os preços e a data de lançamento ainda não foram definidos, mas você pode ver esses pequenos fliperamas nas lojas ainda neste ano, a um preço que se encaixa em uma compra compulsiva, daquelas que você faz enquanto está na fila do caixa e se encontra pensando em seus tempos de Space Invaders.

[Super Impulse]

fique por dentro
das novidades giz Inscreva-se agora para receber em primeira mão todas as notícias sobre tecnologia, ciência e cultura, reviews e comparativos exclusivos de produtos, além de descontos imperdíveis em ofertas exclusivas