_Cibersegurança

Ministério Público vai investigar vazamento de dados da FIESP

Uma base de dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) com informações de 500 mil cidadãos brasileiros, incluindo nome, RG, endereço, e-mail, telefone e CPF, foi vazada recentemente. A descoberta foi feita na última quarta-feira (21), pelo pesquisador de segurança Bob Diachenko, do blog europeu HackenProof. Diachenko encontrou um banco de […]

Paulo Humberto/Wikimedia

Uma base de dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) com informações de 500 mil cidadãos brasileiros, incluindo nome, RG, endereço, e-mail, telefone e CPF, foi vazada recentemente. A descoberta foi feita na última quarta-feira (21), pelo pesquisador de segurança Bob Diachenko, do blog europeu HackenProof.

Diachenko encontrou um banco de dados aberto e não criptografado na plataforma ElasticSearch e disse que qualquer pessoa poderia ver e acessar os dados. O pesquisador tentou entrar em contato com a FIESP, mas disse que não obteve retorno.

Somente quando ele contatou o jornalista Paulo Brito, do site CiberSecurity, a instituição fechou a base de dados – após repetidos telefonemas e e-mails trocados com a assessoria de imprensa.

Após a divulgação do caso, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou inquérito civil público para investigar o suposto incidente de segurança. De acordo com o MP “serão apuradas as circunstâncias do suposto incidente de segurança e as responsabilidades pelos danos eventualmente causados”.

À Vice, a FIESP disse que está apurando eventual acesso a sua base de dados cadastrais e disse que “não há informações sensíveis e nem senhas”.

Bem, eu não diria que RG, CPF, endereço, e-mail e número telefone não são sensíveis. Como já vimos, golpes podem ser aplicados com essas informações.

Atualização às 18h11: A assessoria da FIESP entrou em contato com o Gizmodo Brasil após a publicação desta matéria e nos enviou o seguinte comunicado:

A FIESP está apurando eventual acesso a sua base de dados cadastrais, no dia 12 de novembro, por uma empresa que alega ser de segurança digital. Nesta base há somente dados cadastrais, não contendo informações sensíveis e nem senhas. Não há, até o momento, notícia de que qualquer informação pessoal do cadastro tenha sido exposta.

A FIESP entrou em contato com a referida empresa, que afirmou não ter tornado públicos e ter destruído posteriormente os dados a que alega ter tido acesso. Afirmou ainda que seu objetivo foi expor eventuais vulnerabilidades para prevenção de potenciais vazamentos.

A FIESP reforça o seu compromisso de sempre zelar pela segurança de seus ambientes.

[Vice, HackenProof, CiberSecurity, MPDFT]

Sair da versão mobile