O lançamento da missão Inspiration4, da SpaceX, foi um sucesso. O foguete Falcon 9, que conduziu a tripulação de quatro civis inexperientes para um rolezinho de três dias ao redor da Terra, partiu do Kennedy Space Center, da Nasa, às 21h do horário de Brasília (15h no horário local).

Às 21h13, os motores do segundo estágio do foguete foram desligados. Isso significa que a tripulação já estava na órbita da Terra. Um minuto depois, o booster, parte do foguete que empurrou a tripulação na saída da atmosfera, retornou ao planeta. Às 21h16, a cápsula da Crew Dragon se separou do segundo estágio. A missão Inspiration4, agora, gira em torno da Terra — e assim deve ficar pelos próximos dias.

A ideia é manter a Inspiration4 a uma altura de até 575 quilômetros, superando as órbitas da Estação Espacial Internacional e do telescópio Hubble. Segundo informa a SpaceX, a missão Inspiration4 dará uma volta ao redor do nosso planeta a cada 90 minutos.

Assine a newsletter do Gizmodo

A cápsula Crew Dragon, que viajou à bordo do foguete Falcon 9 e será a casa dos astronautas amadores até o fim desta semana, tem 8,1 metros de altura e 4 metros de diâmetro, com duas janelas e uma cúpula de vidro na parte superior. Não é o que podemos chamar de conforto, claro. Mas a vista compensa.

Você pode assistir ao momento do lançamento no vídeo abaixo.